WOODS NATIONAL MONUMENT (São Francisco, Califórnia)

CONHECENDO A RAÇA DOS TITÂS

NO MUIR WOODS NATIONAL MONUMENT (São Francisco, Califórnia)

 

 

 

 

 

 

Em 21/10/09, tivemos (Antonio Silveira e Gianine Luiza) a oportunidade de conhecer próximo à cidade de São Francisco, um dos mais antigos e impressionantes parques naturas dos Estados Unidos, trata-se do Muir Woods National Monument, criado em 1909, onde se encontram remanescentes das florestas das famosas sequóias gigantes da costa da Califórnia. Espécie vegetal conhecida também como “a Titan race”, a raça Titã.

Como parte integrante do Golden Gate National Recreation Área (GGNRA) ou Golden Gate National Parks, uma área enorme que abrange muitas áreas naturais protegidas, o Muir Woods está situado em um vale, a poucos kilometros ao norte da não menos famosa ponte Golden Gate com excelente acesso por via pavimentada. O parque tem um centro de visitantes muito estruturado, com restaurante, banheiros e uma loja com muitos produtos e informações relacionados a sua história, fauna e flora, bem como sete trilhas muito bem sinalizadas, que percorrem grande parte de sua área, propiciando ao visitante deleitar-se com as inúmeras possibilidades cênicas das suas árvores gigantes.

As sequóias gigantes (Sequoia sempervirens), conhecidas em inglês como cost redwood, ou “a Titan race” são as árvores mais altas do mundo, com mais de 100 metros de altura e chegam a viver 3 mil anos. No parque as mais antigas chegam a 2 mil anos.

Apesar de estar próxima da cidade de São Francisco, a área está bem preservada, dando a impressão de estarmos em uma floresta virgem.

Visitamos o local de manhã, por apenas uma hora, percorrendo um pouco uma de suas trilhas, onde corre um riacho cristalino entre os gigantes vegetais, os quais fazem um sombreamento quase assustador. Para completar a umidade e o silêncio quase constante, vez por outra cortado pela voz de uma ave, formam um cenário que nos dá a nítida impressão de estávamos mergulhados em um mundo do passado e ainda sendo vigiados silenciosamente pelas gigantes sequóias.

Realmente, quem vai a São Francisco não pode deixar de visitar e conhecer o “mundo dos Titâs, no Muir Woods National Monument.

Mais informações: www.nps.gov/muwo

por Antonio Silveira


Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21