Teresópolis – RJ

Entre 03 e 10 de setembro de 2006 estivemos (Antonio Silveira acompanhado de Gianine Luiza) na região de Teresópolis, Rio de Janeiro, para conhecer as condições do patrimônio natural, e dar início ao levantamento da avifauna local.

O local visitado está na região conhecida como Serras Fluminenses, muito procurada como estância turística climática, com altitudes superiores a 1.000 metros. Apesar de ser uma região de desenvolvimento de turismo e com diversas fazendas, ainda há remanescentes de matas nativas que guardam representantes raros da avifauna local.

Encontra-se nesta região o Parque Nacional das Serras dos Órgãos, com 11 mil hectares, abrangendo os Municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

Na região ainda existem fragmentos florestais importantes, fora da área do Parque Nacional, que podem guardar uma rica avifauna a ser levantada.

Lembramos que, além das atividades ecoturísticas locais, a região das serras fluminenses tem grande potencial para o desenvolvimento do turismo de observação da natureza, pois ainda há áreas naturais importantes, como dito.

Além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está sendo implantado o Parque Estadual dos Três Picos, o que mostra o potencial natural da região, a ser explorado pela citada forma emergente de turismo de contemplação.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21