SOB A MIRA DO MAB

ANTÔNIO SILVEIRA RIBEIRO DOS SANTOS
Magistrado aposentado. Criador do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé (www.aultimaarcadenoe.com.br)


O crescimento das indústrias, a explosão demográfica e a grande aglomeração urbana desordenada, principalmente, tem trazido às grandes cidades como no caso de S.Paulo e sua Região Metropolitana danos ambientais de enorme significância, causando degradações muitas vezes irreversíveis à Biosfera, que é a camada formada pela terra, água e ar que envolve nosso planeta e sustenta a vida, e que se comparada com a massa da Terra não passa de uma fina película de menos de 20Km, contando-se do fundo dos oceanos.

A degradação contínua que vem sofrendo o meio ambiente em todo o mundo tem gerado há muito tempo preocupação aos cientistas, fazendo com que surgissem reuniões com o fim de solucionar o problema. Após várias conferências realizadas pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, surgiu em Paris em 1971 o Programa ” O Homem e a Biosfera ” ( The Man And the Biosphere – MAB ), o qual instituiu as bases científicas para a utilização dos recursos naturais de modo a favorecer a visão integrada dos problemas ambientais.

O MAB como é conhecido mundialmente vem servindo de base científica para a conservação e preservação da Natureza, bem como orienta a política de desenvolvimento auto-sustentável. Entre as inúmeras ações e estudos interdisciplinares sugeridos pelo programa MAB está a criação de uma rede mundial de Reservas da Biosfera, existindo atualmente, segundo se tem notícias, mais de 300 em 82 países.

A Reserva da Biosfera pode ser definida como uma região onde são protegidos os ecossistemas e a biodiversidade, propiciando pesquisas científicas para a sua proteção e gestão, bem como implementação do desenvolvimento sustentável com a participação da população mediante a prática da educação ambiental, não estando adstrita a determinado tamanho, pois depende da área a ser protegida, podendo ser um bioma como a Floresta Atlântica com milhares de quilômetros quadrados ou, por exemplo, um ecossistema específico de 300 ha.

Esse programa foi pioneiro na introdução dos estudos dos problemas urbanos na questão ambiental, considerando uma cidade como sistema ecológico. Propõe também um planejamento para a melhoria das condições de vida e lança um modelo de desenvolvimento sustentável, tomando-se em conta as características locais.

Só por aí, já se pode ter a idéia da importância e seriedade das propostas do MAB, ressaltando que a área metropolitana de São Paulo está dentro da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, abrangendo os seus 38 municípios com superfície de 805.300 hectares e população de mais de 16 milhões de habitantes, sendo considerada uma das maiores Metrópoles do mundo e a única megalópole tropical que é protegida por esse sistema.

Portanto, como habitantes dessa região privilegiada pela atenção ambiental mundial, devemos promover todos os esforços necessários para a execução dos projetos e estudos de preservação de nosso meio ambiente, agradecendo por estar SOB A MIRA DO MAB.

Obs.: Artigo já publicado em: Diadema Jornal-SP- 08.06.95; Bragança Jornal Diário-SP – 15.08.95; J.B.A – Grupo Jorn.Ronaldo Cortês-SP- 18.08.95; O Popular – Registro-SP- 08.05.96; A Tribuna de São Carlos -SP – 12.10.96 etc.

———————————–

Antonio Silveira: última atualização estrutural: 09/5/2012

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Notice: Undefined index: wpBannerizeStyleDefault in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-bannerize/Classes/wpBannerizeFrontend.php on line 43

Notice: Undefined variable: post in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 14

Notice: Trying to get property of non-object in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 14