Ruínas do Abarebebê, Peruíbe,SP,BR

Construída por volta de 1530, na antiga vila de Iperoig, hoje cidade de Peruíbe, Estado de São Paulo, Brasil, a Igreja do Abarebebê, como é conhecida, feita de argila e pedras pelos índios catequizados pelos jesuítas, é considerada a igreja mais antiga do Brasil.

Abarebebê era o nome em tupi-guarani, que significa “o padre voador”, que os índios deram ao padre jesuíta Leonado Nunes, um homem de cerca de dois metros de altura, que andava rápido e parecia que voava para estar em lugares tão distantes em pouco tempo. Que apesar do pouco tempo que fico no Brasil, por volta de 1860, deixou seu nome como referência do local.

Este monumento histórico foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1979, e faz parte do patrimônio turístico e cultural da cidade de Peruíbe, aliás patrimônio brasileira, melhor ainda mundial.

Em 04-10-2014 estivemos (Antonio Silveira acompanhado de Carlos R.Ghirelli e Ricardo Pires de Campos) no local, onde pudemos observar e admirar as ruínas desta obra arquitetônica do SecXVI, a qual infelizmente não está sendo preservada como deveria.

Agradeçemos a companhia da fotografa Fulvia Rodriques e de seu marido Rodrigo Ferraz, de Itanhaem, pela agradável companhia em nossa visita. por Antonio Silveira

Seguem fotos do autor:

——————————————–

Entrevista concedida ao autor em abril de 1991, por Arnaldo Pascoalino, então presidente da Associação ecológica Abarebebê.grav. Antonio Silveira

Vídeo-foto:

Lenda do Abarebebe-relato de Arnaldo Pascoalino- EEJureia SP 4 1991 Antonio Silveira

——————————————–

Antonio Silveira: 04-10-2014. Atualizado: 03-6-2018.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos