PRINCÍPIOS ÉTICOS DO OBSERVADOR DE AVES

Todos que gostam das aves e de sua observação devem sempre respeitar a vida selvagem, seu ambiente, e o direito do próximo. Em qualquer conflito de interesses entre aves e seus observadores, o bem-estar das aves e o seu ambiente devem ser priorizados.

CÓDIGO DE ÉTICA DA OBSERVAÇÃO DE AVES

1. Promover o bem-estar das aves e de seu ambiente.
1(a). Manter a proteção de importantes habitats das aves;
1(b). Evitar estressar as aves ou colocá-las em perigo, ter moderação no exercício e cuidado durante a observação, fotografia, gravação de som ou filmagem.
Limitar o uso de gravações e outros métodos de atrair os pássaros, e nunca usar tais métodos em áreas muito habitadas por pássaros, para atrair alguma espécie que está ameaçada, em perigo, ou em cuidado especial, ou ainda que seja rara na sua área local;
Manter-se  bem atrás dos ninhos e colônias de ninhos, poleiros, áreas de exposição, e importantes locais de alimentação. Em tais áreas sensíveis, se houver necessidade de extensão de observação, fotografia, filme ou gravação, tente fazê-lo às cegas ou escondido, tirando proveito da cobertura natural. Use luz artificial escassa para filmar ou fotografar, principalmente para os closes;
1(c). Antes de anunciar a presença de uma ave rara, avalie o potencial de distúrbio para a ave, seus arredores, e outras pessoas na área, e proceda apenas se o acesso puder ser controlado, distúrbio minimizado, e permissão tenha sida obtida do dono da área privada. Os locais de nidificação rara devem ser divulgados apenas para as autoridades próprias de conservação;
1(d). Fique nos caminhos, rastros, e pistas onde existirem; senão, mantenha o distúrbio ao habitat o mínimo possível.

2. Respeite a lei e os direitos do próximo.
2(a). Não entre em propriedade privada sem a permissão explícita do dono.
2(b). Siga todas as leis, regras, e regulamentações do governo relacionadas ao uso das estradas e áreas públicas, tanto no país de origem, quanto no exterior.
2(c). Pratique cortesia comum nos contatos com outras pessoas. Sua atitude exemplar gerará boa vontade daqueles que são observadores de aves como dos que não o são.

3. Certifique-se que os alimentadores, estrutura dos ninhos, e outros meios artificiais para os pássaros sejam seguros.
3(a). Mantenha distribuidores automáticos, água, e comida limpa e livre de  deterioração ou doenças. É importante alimentar as aves continuamente durante tempos difíceis;
3(b). Mantenha e limpe estruturas de ninho regularmente;
3(c). Se você estiver atraindo aves para uma área, assegure-se que as aves não estão expostas à predação de gatos e outros animais domésticos, ou perigos causados pelo acaso.

4. Observação de aves em grupo, mesmo que organizadas ou improvisadas, necessitam de atenção especial. Cada indivíduo no grupo, além das obrigações dos itens 1 e 2, têm responsabilidades como um membro do grupo.
4(a). Respeite os interesses, direitos e habilidades dos camaradas observadores de aves, assim como das pessoas que participam de outras atividades legítimas ao ar livre. Divida livremente seu conhecimento e experiência, exceto no caso de aplicação do item 1 (c). Seja especialmente útil para observadores iniciantes;
4(b). Se você testemunhar atitude anti-ética, avalie a situação e intervenha caso ache prudente. Enquanto estiver intercedendo, informe a pessoa do ato inapropriado, e tente, dentro da razão, o fim de tal ato. Se a conduta continuar, documente-a, e notifique a organização ou pessoa apropriada. Responsabilidades do Líder do Grupo (passeio ou viagens profissionais ou amadoras)
4(c). Seja um modelo exemplar de ética para o grupo. Ensine por palavras e exemplo.
4(d). Mantenha grupos em um tamanho que limite o impacto ao meio ambiente, e não interfira com outros que estejam usando a mesma área.
4(e). Certifique-se que cada um no grupo esteja sabendo e praticando esse código.
4(f). Aprenda e informe o grupo sobre qualquer circunstância especial em relação à área que está sendo visitada (Ex.: não é permitido o uso de gravador)
4(g). Reconheça que companhias profissionais de turismo têm uma responsabilidade especial de proporcionar o bem-estar dos pássaros bem como  os benefícios do conhecimento público acerca dos interesses comerciais da companhia. É ideal que os líderes mantenham-se informados das ocorrências, documentem ocorrências incomuns, e submetam gravações a organizações apropriadas.

POR FAVOR, SIGA ESSE CÓDIGO E DISTRIBUA PARA QUE POSSA SER ENSINADO A TODOS

Extraído, devidamente autorizado, do site da American Birding Association’s
ABA, PO Box 6599, Colorado Springs, CO 80934, USA
phone (719) 578-9703; fax (719) 578-1480; email: member@aba.org
Tradução: Renata de Freitas Martins (colaboradora)

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21