Pedra Grande (Atibaia)- SP
Estivemos (Antonio Silveira e Gianine Luiza) em 01.02.03, na Pedra Grande, Município de Atibaia/ SP, em visita técnica de reconhecimento do potencial turístico-ambiental.
A Pedra Grande fica a 1.450 metros de altitude e, segundo informações locais, é uma das maiores áreas de pedra contígua da América do Sul.
Como o dia estava sem nebulosidade, foi possível avistar inúmeras cidades da região, inclusive, por incrível que pareça, deu para ver o Pico do Jaraguá e com um binóculo, foi possível ver o espigão da Avenida Paulista, em São Paulo.
A cerca de 5 Km da pedra há uma pousada chamada Eco Pousada, que foi nosso ponto de apoio, e ficamos satisfeitos em saber que seu proprietário, Sydnei, é uma pessoa preocupada com a questão ambiental e de preservação da região, ao qual, aliás, agradecemos a acolhida. Também agradecemos a atenção e explicações do guia local Fernando Teixeira (grande ambientalista e protetor da pedra).
Na breve estada constatamos que a região é protegida apenas por uma APA- área de proteção ambiental, o que está sendo insuficiente, visto que os proprietários de terrenos e fazendas no local, bem como a sociedade e o poder público, ao que parece, ainda não estão conscientes da importância ecológica, turística e econômica da monumental da Pedra Grande.
Por fim, foi interessante observar um Falco femoralis (falcão aplumado; aplumado falcon), bem no topo da Pedra Grande, pousado em uma pequena árvore à espreita de caça. O porte soberbo do falcão combinava perfeitamente com a exuberância da beleza cênica do local, formando um quadro muito especial.