Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar – SP – 09/07

Em 05.09.07 e 14.09.07, estivemos (Antonio Silveira e Rafael) no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira – PETAR , SP, no Núcleo Santana e no Núcleo Caboclo, fazendo uma visita técnica de reconhecimento da região para eventualmente fazer observações e o levantamento da avifauna local, parta efeito de birding.

Na primeira visita (05.09.07) estivemos apenas no Núcleo Santana, onde percorremos parte da trilha do Rio Betari e conhecendo um pouco da vegetação local, bem como observando algumas espécies interessantes de aves.

Na segunda visita (14.09.07) estivemos primeiro no Núcleo Caboclos, onde percorremos uma de suas trilhas em companhia de Antonio Modesto, responsável pelo Petar. Essa trilha tem um enorme potencial ornitológico, pois observamos em cerca de duas horas muitas espécies de aves, inclusive espécies ameaçadas, sem contar a grande biodiversidade observada. Em seguida visitamos o Núcleo Santana, onde mais uma vez percorremos um pequeno trecho ao lado do Rio Betari.

O Petar tem 36.000 ha e abrange os Municípios de Apiaí e Iporanga, possuindo 4 núcleos: Santana, Caboclos, Ouro Grosso e Casa de Pedra. Nesta região e em especial nesta unidade de conservação encontram-se muitas cavernas que têm propiciado o desenvolvimento do turismo de espeleológico. A caverna Casa de Pedra é considerada a caverna que tem um dos maiores pórticos do mundo, com 250 metros de altura.

As visitas foram muito importantes, pois nos permitiram visualizar e ter uma noção mais ampla da região.

Agradecemos a Antonio Modesto, que nos acompanhou gentilmente e nos deu toda a assistência e informações necessárias para conhecermos um pouco da região.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21