Parc La Tête-Dor (Lyon, França)
Situada na região central da França, no Vale do Ródano (Vale do Ronnê), Lyon é uma das principais cidades francesas, em vista de seu potencial histórico e culinário e pela produção de vinhos. Está às margens de dois famosos rios, o rio Ródano (que dá nome à região) e o rio Saône, ambos utilizados como via para turistas. É sem dúvida a capital da região turística do Rhône.
Além destes seus dois famosos atributos, Lyon possui um belíssimo patrimônio natural que é o parque municipal La Tête D’Or, situado dentro da cidade e próximo ao rio Ródano.
Trata-se de um parque com muitas alamedas e lagos, além de uma vegetação nativa espetacular, o qual é muito utilizado pelos habitantes da cidade, tanto para caminhadas, quanto par a esportes como ciclimos, patinação etc. Também é um local muito apropriado para contemplação, pois possui muita beleza cênica.
Em junho de 2007 estivemos (Antonio Silveira e Gianine Luiza) por algumas vezes no La Tête D’Or, para caminhar e conhecer um pouco de sua avifauna, a qual é muito interessante, devido a variedade de habitats, como lagos, matas, áreas abertas ajardinadas.
Por isso tudo, o Parc La Tête D’Or deve ser incluído pelo turista que vai à Lyon em sua programação.