OS TRATADOS DE COOPERAÇÃO MÚTUA E A NOVA ORDEM MUNDIAL

ANTÔNIO SILVEIRA RIBEIRO DOS SANTOS
Juiz de direito em São Paulo. Criador do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé (www.aultimaarcadenoe.com.br)


Com o desenvolvimento tecnológico havido, principalmente nas últimas décadas, tem surgido um grande estreitamento econômico entre os países que tem fronteiras em comum, bem como os que se situam em regiões com características políticas e econômicas semelhantes, devido a facilidade do intercâmbio comercial.

Isso vem gerando a necessidade de se desenvolver cada vez mais esse intercâmbio existente, fazendo com que seja necessário discipliná-lo de maneira conjunta e comum.

Assim, essa nova necessidade de âmbito mundial propiciou o surgimento de acordos internacionais de cooperação mútua como por exemplo, o Nafta ( Acordo de Livre Comércio da América do Norte ) que reúne EUA, Canadá e México, e o Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que têm grande importância no desenvolvimento dos países signatários.

Com a colaboração empreendida nesses tratados conjuntos, temos notado que há uma nova ordem econômica mundial e com tendência a uma globalização dos mercados, o que vem trazendo fatalmente grandes benefícios econômicos e sociais aos países envolvidos, e propicia um maior intercâmbio em todos os setores, ante essa necessidade econômica de expansão mercadológica.

Antes dessa necessidade de caráter econômico, outros setores sociais como da saúde, educação e cultura estavam relativamente adstritos aos limites geográficos de seus países, mas com a celebração desses tratados passaram a ter também um intercâmbio crescente fortalecendo o crescimento conjunto e recíproco das sociedades envolvidas, ante a troca de informações nessas áreas.

Essa tendência mundial está limitando o poder de hegemonia de países fortemente desenvolvidos em relação aos os em desenvolvimento, já que aqueles necessitam destes para a expansão e alargamento de sua economia com a conseqüente colocação de seus produtos, tornando-os mais dependentes daqueles que necessitam de seus bens, não havendo mais campo para a antiga forma de imposição econômica.

Portanto, vemos surgir no cenário internacional uma nova ordem econômica que está limitando poderes e nivelando os países desenvolvidos com os em desenvolvimento em relação ao poder de decisão, formando assim uma nova sociedade mundial de cooperação conjunta de vários países. O que só trará benefícios a todos, pois haverá possibilidade de um desenvolvimento global e mundial.

Obs.: Artigo já publicado em: Diadema Jornal-SP- 23.04.95; JBA-Gr.Jornal Ronaldo Cortês-SP- 22.09.95; Correio do ABC-SP – 26.09.95; A Voz da Serra (Erechim-RS)- 07.3.96; Jornal Folha do Dia (Diadema/SP) – 21.5.97 etc.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Notice: Undefined index: wpBannerizeStyleDefault in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-bannerize/Classes/wpBannerizeFrontend.php on line 43

Notice: Undefined variable: post in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 14

Notice: Trying to get property of non-object in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 14