OBSERVAÇÃO DE PAISAGENS

ANTÔNIO SILVEIRA RIBEIRO DOS SANTOS
Juiz de direito em São Paulo. Criador do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé (www.aultimaarcadenoe.com)



Como se sabe, dentre as diferentes modalidades turísticas encontra-se o turismo ecológico ou ecoturismo, que pode ser definido como “o ramo do turismo que utiliza os recursos naturais de forma sustentável, de maneira que permite ao usuário a sua reutilização”., o  qual  vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, principalmente em países que possuem ainda grandes áreas naturais, como é o caso do Brasil. o mesmo tempo está se diversificando tanto que já se fala em ecoturismo de aventura, lazer, esportivo. Neste último temos sub-divisões como: rafting, boia-cross, escalada, mergulho livre, cavernas, canoagem, bici-cross, balonismo etc.
Entretanto, ante a crescente degradação em âmbito mundial do meio ambiente decorrente de  inúmeros fatores, como crescimento demográfico incontrolável, aumento da pobreza, implantação de pólos industrias poluidoras, falta de educação ambiental, desrespeito à legislação ambiental, incompetência da fiscalização etc, locais outrora naturais de paisagens de beleza cênica estão sendo poluídos ou mesmo desaparecendo, prejudicando assim a prática do ecoturismo, que depende muito das características físicas naturais originais.
Este aumento da poluição mundial e/ou o desaparecimento das áreas naturais de grande beleza cênica tornam valiosos os últimos remanescentes com estas características, já que está ficando cada vez mais difícil encontrar locais de grande beleza para ser admirado. Daí porque está se tornando comum encontrar pessoas interessadas em visitar locais naturais “bonitos” como uma cachoeira, um vale, um rio entre outros, apenas para admira-los, pois a sensação de beleza aliada à raridade da paisagem ou cena natural são fatores atrativos, ao mesmo tempo que valorizam o local, pois os turistas acabam procurando-os, gerando fontes de renda direta ou indireta. Conseqüência disto é o surgimento de uma nova forma de bem turístico, a paisagem admirável por sua beleza cênica.
Por sua vez, a beleza cênica como atributo da paisagem que compõe um bem natural pode ser definida como “o resultado visual e audível harmônico  agradável formado pelo conjunto  dos fatores naturais de um local” ou ainda o “resultado agradável da representação cênica da Natureza”. É formada assim pelo cenário harmônico criado pelos bens da Natureza. Aliás, a grande beleza cênica que emana de uma paisagem natural é um dos fatores determinantes de sua valoração e proteção inclusive jurídica, já que a legislação brasileira determina a criação de unidade de conservação para proteção de locais de notável beleza cênica (Lei 9.985/2.000-SNUC, arts.4º e 11º), tal a sua importância hoje em dia. Assim, as áreas naturais de rara beleza estão se tornado locais de interesse de uma nova forma de turismo, o turismo de observação de paisagens, onde as pessoas procuram admirar a beleza locais naturais, deliciando-se com a sua visão rara. Constituem-se assim nos mais novos bens turísticos, compondo o patrimônio turístico nacional, atraindo cada vez mais turistas havidos pelo prazer de “admirar o bonito e o belo”. Além disso, os conjuntos urbanos e sítios de valor paisagístico (entenda-se também com beleza cênica) são considerados como componentes do patrimônio cultural brasileiro (art.216, V, Constituição Federal).
Portanto, os locais naturais com paisagens de grande beleza cênica, devem ser tratados com cuidado pelo Poder Público e pela coletividade, transformando-se se possíveis em parques nacionais, estaduais ou municipais ou em áreas protegidas, ainda que informalmente, pois representam um enorme potencial turístico econômico e um inigualável patrimônio nacional ao alcance de todos. É a valorização cultural ambiental dos bens naturais de rara beleza cênica que vemos crescer com imensa satisfação, pois está se   incorporando em nossos costumes a apreciação saudável da natureza, fazendo com que possamos preserva-la para o futuro juntamente com a beleza de suas paisagens.

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