O que é poesia

A poesia possui suas próprias leis, sua ciência. No passado, teve seus métodos, programas, legisladores. Hoje, sobrevive num estado de liberdade (POESIA: Arte de escrever em verso. Conjunto das obras em verso escritas numa língua. Cada um dos gêneros poéticos. Composição poética pouco extensa; pequeno poema).

A Poética trata simultaneamente da arte e da ciência da poesia.

Da Poética nasce o poético, o que é poético? Um entardecer, por exemplo.

Segundo o dicionário Michaellis: Poética é a arte de fazer versos. Conjunto de regras a observar na composição de obras poéticas. Poético: relativou ou próprio da poesia. Em que há poesia.

POETA (POETISA) que, ou aquele que faz versos. Que, ou aquele que devaneia ou tem caráter idealista.

POESIA e POÉTICA derivam, histórica e semanticamente do grego poiesis (criação).

Nos primórdios da palavra escrita, poeta era considerado um deus. Exagero à parte, temos que o poeta é aquele ser que sem saber de onde, como, por que, lida com os sentimentos, a natureza, o social, enfim, com o mundo que o cerca de um modo diferenciado. Eu diria, não enxerga com os olhos físicos, mas sim da alma!!!

O poeta é um construtor, fabricante artificial, um criador. Pode espelhar-se nas coisas da natureza, ou em acontecimento concreto. Quando não, criando a partir de uma idéia imaginária. Seu imaginário nasce de um ideal que todo ser humano busca.

Para alguns, a POESIA é o único meio de se atingir o belo!

Quanto à parte estrutural da poesia temos: as poesias clássicas, românticas (líricas), modernas, musicais, dramáticas, narrativas etc.