O que é?

Com o desenvolvimento dos estudos sobre o meio ambiente chegou-se a necessidade de se fazer uma divisão do tema em áreas delimitadas por características próprias, para que as áreas abrangidas pelo conceito geral fossem melhor estudadas. Assim, surgiu o meio ambiente cultural como uma subdivisão do meio ambiente, como segue:

Meio ambiente
“O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas ( art.3º, I, da Lei 6.938/81, que criou a Política Nacional do Meio Ambiente
Posteriormente, com base na Constituição Federal de 1988, passou-se a entender também que o meio ambiente divide-se em físico ou natural, cultural, artificial e do trabalho.
Meio ambiente físico ou natural
É constituído pela flora, fauna, solo, água, atmosfera etc, incluindo os ecossistemas (art. 225, §1º, I, VII).
Meio ambiente artificial
É o conjunto de edificações particulares ou públicas, principalmente urbanas (art.182, art.21,XX e art.5º, XXIII)
Meio ambiente do trabalho
É o conjunto de condições existentes no local de trabalho relativos à qualidade de vida do trabalhador (art.7, XXXIII e art.200).
Meio ambiente cultural
Constitui-se pelo patrimônio cultural, artístico, arqueológico, paisagístico, manifestações culturais, populares etc (art.215, §1º e §2º).

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21