O banquete de salmão dos ursos negros de Ketchikan, Alasca-EUA

Em viagem de cruzeiro pelo sudoeste do Alaska, EUA, estivemos (Antonio Silveira e Gianine Luiza) no dia 03 de setembro de 2010, na cidade de Ketchikan, antigo vilarejo indígena, depois de domínio russo. Atualmente Ketchican já é uma cidade, mas menor do que Juneau. Porém com grande potencial eco-turístico. Como Juneau, Ketchikan é uma porta para se visitar outros locais naturais do Alasca.

Fizemos uma visita de duas horas ao Alasca Rainforest Sanctuary para observação do urso negro (Ursus americanus). Trata-se de uma reserva privada com 4.000 acres, tendo o riacho Eagle Creek como principal local de observação, pois é o local de subida e desova de quatro espécies de salmão. Segundo informação da guia local há 23 ursos negros na área. Em nossa visita vimos 6 “pescando salmões”.

Os turistas observam os ursos percorrendo passarela suspensa a cerca de 3 a 5 metros de altura, instalada entre as gigantescas árvores. É um lugar espetacular. A floresta é impressionantemente bela.

Próximo à foz do rio há um empreendimento de captação de ovos de salmão, utilizando método natural, permitindo a subida natural do salmão para os tanques, mediantes canos postos no rio.

Tanto no rio dentro da floresta, quanto na parte aberta observa-se, por toda parte, salmões morrendo naturalmente, a grande maioria após a postura. Os ursos, gaivotas e a águia careca se empanturram de salmão.

por Antonio Silveira
Criador do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé
www.aultimaarcadenoe.com.br

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21