JARDIM DAS BORBOLETAS
Sem dúvida, as borboletas são animais que atraem a atenção das pessoas, pela grande beleza da maioria das espécies, pela sua diversidade de cor, graciosidade de voo e, principalmente, pela sua leveza e graça. Isto sem contar a sua espetacular e enigmática vida de metamorfoses.
Realmente as borboletas encantam a todos, crianças e adultos. Aliás, é muito comum vermos crianças dando gritos de contentamento quando veem uma borboleta. Já, os adultos, normalmente mais sisudos e com receio de demonstrar sensibilidade, acabam “apreciando discretamente”, mas apreciam. E se sua falta de personalidade não os impedissem de se manifestar abertamente o que sentem, sem a menor dúvida apreciariam muito mais, mas…….
Por tudo isto, observar borboletas é uma atividade muito prazenteira.
Se você gosta de ver borboletas então não perca tempo, ponha uma roupa confortável, um bom tênis e vá visitar jardins, hortos florestais, jardins botânicos etc. E verá que logo encontrará muitas espécies e com certeza, com boa dose de curiosidade, você começará a tentar identificar o que viu. E hoje em dia a internet é uma grande ferramenta para isto.
Além disto, você acabará encontrando muitas pessoas que se interessam por borboletas e aumentará seu círculo de amizade e, o que é melhor, com pessoas que “curtem” o que você curte. E que são sensíveis às coisas bonitas da natureza, o que demonstra uma superior capacidade cognitiva e princípios mais puros e bonitos. Não são amizades movidas pelo interesse social, mas sim por uma paixão comum. É bem diferente e muito mais rica.
Depois desta experiência de campo e de estudos, você se tornou um “observador de borboletas”, ou como dizem os ingleses um “butterfly watcher”.
E que tal ter borboletas em seu jardim, ou no sitio ou fazenda de um amigo, onde você pode vê-las de perto? Isto não é difícil, é só criar um JARDIM DE BORBOLETAS, ou “BUTTERFLY GARDEN”.
Então mãos à obra, aliás, não haverá necessidade de muita obra não. Basta você plantar plantas que deem flores, principalmente as que atraem as borboletas.
No Brasil, a lantana (Lantana camara- foto abaixo) é uma das plantas que mais atrai espécies de borboletas. Plante também maracujá (Passiflora alata), zínias (Zinnia sp), alfazema (Lavandula angustifólia), salvias, margaridas e girassóis etc.
Procure observar as plantas que elas visitam nos jardins públicos ou particulares e plante em “seu jardim”. Procura na internet artigos que indicam plantas que atraem borboletas. Outra sugestão é visitar borboletários, porque eles cultivam normalmente plantas que as atraem. E aí compre estas plantas e plante em seu jardim. Estude as plantas que servem de hospedeiras para as lagartas, como as Asclepias, para que elas tenham ambiente para procriar e assim você poderá acompanhar as fascinantes metamorfoses. Dê preferência a plantas nativas, o que exigirá mais estudos e atenção, mas o resultado dará mais prazer, porque você estará desenvolvendo um jardim mais natural e ambientalmente mais correto.
Pronto, com seu “JARDIM DAS BORBOLETAS” é só observar e se quiser se aprofundar no tema fotografe, filme e procure identificar.
Agora você arrumou um problema, aliás, um doce e agradável problema: tornou-se realmente um OBSERVADOR DE BORBOLETAS (BUTTERFLY WATCHER). E terá um desafio espetacular, ver na natureza as cerca de 3.000 espécies brasileira. E se você viaja para o exterior este número pode duplicar, triplicar etc.
Você está entrando em um mundo infinito. Mas não se assuste, este passou a ser o seu hobby, e como tal só deverá dar prazer, pois um hobby só pode ser assim chamado quando não há obrigações. É só prazer e torcer para viver muitos anos para poder ver muitas borboletas.
Então, boa sorte companheiro (a) de hobby. Nos vemos por aí.
Antonio Silveira
Programa Ambiental: A Última Arca de Noé
———————————
——————————–
Antonio Silveira: 17-6-2015. Ultima atualização: 26-5-2016.