Itacaré – BA – visita técnica
Estivemos (Antonio Silveira acompanhado de Gianine Luiza) entre 31 de maio e 07 de junho de 2006, no município Itacaré, litoral sul da Bahia, fazendo uma visita técnica e iniciando as observações das aves da região para listagem neste site.
Ficamos hospedados na praia de São José, onde fizemos nossas observações, principalmente na fazenda do mesmo nome, e verificamos que há ainda áreas remanescentes do bioma mata atlântica, com mangues, brejos e matas em regeneração, propiciando a manutenção de ambientes naturais de importância como habitat da vida selvagem, notadamente de aves.
Na região é explorada, principalmente a monocultura de cacau, mas em várias praias e fazendas no interior ainda há fragmentos da mata atlântica original, onde ainda se pode observar espécies de aves interessantes, como a Araponga (Procnias nudicollis; Bare-necked Fruitcrow), o Caburezinho (Glaucidium minutissimum; Least Pigmy-Owl) e a Saíra-diamante (Tangara velia; Opalrumoped Tanager).
A região é protegida pela Área de Proteção Ambiental (APA)- Serra Grande-Itacaré, que atinge também a região litorânea, onde está se desenvolvendo muito o ecoturismo, em suas várias modalidades.
Pelo que notamos,a vocação da região de Itacaré é mesmo ecoturística, ante o grande número de atrativos naturais, como praias desertas, cachoeiras e matas. E com certeza uma das modalidades que pode ser introduzida é o turismo de observação de aves (birding ou birdwatching), pois ainda há em suas matas aves interessantes para atrair observadores, principalmente estrangeiros. Entretanto, é necessário que os proprietários de áreas naturais, hoteleiros, a comunidade e os órgãos oficiais unam-se para o desenvolvimento de um programa específico para tal atividade.