Introdução

Apesar da cidade de São Paulo ser uma das maiores metrópoles do mundo possui apenas 3,56 metros quadrados de área verde por habitante (os quais chegam a cerca de dez milhões), sendo que a proporção recomendada internacionalmente é de 12 metros quadrados por habitante.
Originariamente a cidade de São Paulo tinha muita vegetação nativa caracterizada pela conhecida Mata Atlântica, a qual foi gradativamente sendo destruída em vista da expansão da cidade. Mesmo assim possui alguns parques municipais e três parques estaduais (Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), o que proporciona aos seus habitantes e visitantes a oportunidade de ter um contato mais estreito com a natureza.
Muitas destas áreas possuem vegetação natural representativa da mata atlântica e /ou recuperada ou ainda vegetação exótica que proporcionam habitat para muitas espécies de aves, o que os tornam além de um espaço de lazer, um espaço para a observação da natureza em si.
A observação de aves é uma atividade saudável, educativa e relaxante, onde a pessoa pode passar algumas horas distraído-se junto a natureza. Além disso pode se tornar uma atividade a propiciar a oportunidade de estreitar laços de amizade com pessoas interessadas na preservação ambiental.
Assim, resolvemos relacionar os parques estaduais e municipais existentes na cidade de São Paulo, com algumas observações em alguns deles.
Apesar de sua importância social, deixamos de fazer referência aos equipamentos de lazer dos parques como playground, quadras poliesportivas etc, por não se tratar no caso da observação de aves, pois o que mais interessa ao observador é se tem vegetação e sobretudo aves.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21