Informações sobre recursos hídricos

Análise de água

Análises de água podem ser requeridas no Instituto Adolfo Lutz (São Paulo/SP). Informações a respeito podem ser obtidas no site www.ial.sp.gov.br, no link “análise de água”.


A falta de água

Segundo relatório recente da ONU (março/2003), divulgado em quase todos os meios de comunicação, sobre a questão da água no mundo chegou-se a um nada surpreendente, mas confirmando previsões já aventadas por ecologistas de que no ano 2.050 mais de 2 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água.

Interessante que foram relacionados os países e territórios que têm mais água e os que têm menos água:

Os que têm mais água: 1º Guiana Francesa; 2º Islândia; 3º Guiana; 4º Suriname; 5º Congo (…) 23º Brasil

Países e territórios com menos água: 1º Kuweit; 2º Faixa de Gaza; 3º Emirados Árabes Unidos; 4º Bahamas; 5º Quatar (…)

Para maiores informações: http://www.unesco.org/water/wwap/wwdr/index.shtml


Visita técnica à Represa do Jaguari-SP

Em 14.12.02, estivemos em visita técnica à Represa do Jaguari,SP, da SABESP.

A represa faz parte do Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas produtores de água do mundo, envolvendo vários municípios ao redor da cidade de São Paulo e com um enorme sistema de túneis, com o objetivo de  fornecer água para a parte norte da região metropolitana de São Paulo.

Visitamos duas barragens: do Rio Jaguari e do Rio Jacareí.

Com explicações técnicas do gerente local, obtivemos uma excelente visão do sistema de coleta de água, bem como da fauna local que é preservada pela unidade.

Ficamos muito satisfeito com a forma em que a SABESP vem gerenciando e tratando a “nossa água”.

Participaram da visita: Antonio Silveira, Ronaldo Silva e Mieiko Sako.

Agendamento e organização da visita: Mieiko Sako (advogada da SABESP).


- O Consórcio do Rio Tibagi (Copati), no Paraná, completou 10 anos de existência. A entidade sem fins lucrativos desenvolve políticas de conscientização ambiental nos municípios que margeiam o rio Tibagi.

- Contaminação das águas. Os dados de pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 1997 mostra que cerca de 96% das residências brasileiras na zona rural não são atingidas pela rede de esgoto, bem como 50,6% das casas da zona urbana também não tem esse serviço público. O problema continua até hoje causando grandes despejos de dejetos em nossos rios, lagos e mananciais.

 

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21