Formas de tratamento de resíduos sólidos

Um dos maiores problemas do Poder Público, principalmente municipal, é justamente a coleta, o tratamento  e a destinação a ser dar ao lixo.
Há várias formas de destinação do lixo, sendo as principais as seguintes:

LIXÕES: Infelizmente em nosso país, uma das formas mais utilizadas na destinação dos resíduos sólidos é o depósito a céu aberto, ou os chamados lixões. Apesar da proibição legal (Dec. Estadual nº 52.497, de 21/70). Nestes locais os resíduos sólidos são jogados sem qualquer tipo de tratamento, provando grandes danos ambientais.
Principais danos causados pelos lixões:
– mau cheiro;
– poluição dos cursos d’água;
– poluição das águas subterrâneas;
– transmissão de doenças;
– desvalorização dos imóveis vizinhos;
– acúmulo de animais daninhos como ratos.

ATERROS SANITÁRIOS: Nos aterros os resíduos são depositados em camadas compactadas e cobertas com argila ao término de cada dia de trabalho para evitar mau odor e insetos. Neste sistema os gases oriundos da decomposição da matéria orgânica são coletados e queimados. O chorume (líquido que resta) é drenado e removido para tratamento adequado.

INCINERAÇÃO: os resíduos sólidos são queimados em usinas de incineração, onde passa pelo setor de recepção e pesagem, após são colocados em câmaras de combustão.
A incineração em céu aberto é proibido no Estado de São Paulo (Dec. Estadual nº 52.497, de 21/70).
Vantagens deste processo: redução do volume do lixo para 25%; neutraliza a ação das bactérias aproveitamento da energia calórica da combustão.

COMPOSTAGEM: os resíduos sólidos passam por uma seleção normalmente manual nas chamadas usinas de compostagem, separando-os em materiais orgânicos, recicláveis e os não aproveitáveis.
A grande vantagem deste sistema é a possibilidade do aproveitamento econômico de parte do lixo, comercializando os produtos recicláveis encontrado com empresas interessadas.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21