Fauna brasileira ameaçada de extinção
Segundo o biólogo Edward Wilson (Diversidade da vida, ed.Companhia das Letras, 1994), a Terra nunca teve tanta biodiversidade ao mesmo tempo como atualmente. Só para se ter uma idéia conforme informa o citado autor calcula-se que existam entre 5 a 30 milhões de espécies sendo conhecidas apenas 1,4 milhão. Calcula-se que existam mais de 5.500 espécies em risco de extinção em todo o planeta.
O aumento da população mundial, a poluição, a necessidade de se expandir as fronteiras agrícolas para dar alimento a toda a crescente população mundial e a destruição das áreas naturais, principalmente das florestas tropicais, vêm sendo as causas principais de ameaça à sobrevivência das espécies.
Preocupados com isso muitos cientistas e entidades têm elaborado listas com os animais ameaçados de extinção, que são indicadoras da situação bem como instrumentos de suporte para projetos de preservação e conservação.
Livros chamados vermelhos com listas de animais ameaçados de extinção não faltam. Na Argentina o livro “Los que se van” de Juan Carlos Chebez (Editorial Albatroz, Buenos Aires, Argentina.) catalogou centenas de animais em perigo de extinção, mostrando quão é grave a situação também neste país vizinho.
Uma das principais listas do mundo é da World Conservation Union (IUCN), pois compreende um dos mais completos levantamentos sobre a fauna e flora.
O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do mundo. Para citar um exemplo desta riqueza, citemos a Floresta Atlântica, que abriga 73 espécies de mamíferos, 160 de pássaros, 128 de anfíbios, e cerca de 20.000 espécies de plantas. Que dirá a Floresta Amazônica com seus quase 5 milhões de km2?
No dia 22 de maio de 2003 foi publicada pelo Ministério do Meio Ambiente a nova lista da fauna silvestre brasileira ameaçada de extinção, relacionando 395 animais, o que é preocupante principalmente porque houve um aumento de quase 100% da lista anterior, que contava com 219 espécies.
Deve-se ressaltar que nesta nova lista não constam ainda os peixes.
por Antonio Silveira
Clique e veja a lista oficial nacional publicada no site do MMA
>Clique aqui e veja a lista oficial do Estado de São Paulo no site da SMA