ESTRADA SALESÓPOLIS-CARAGUATATUBA- SP

Recentemente uma equipe do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé composta por Antonio Silveira e Eduardo Bittar, empreendeu com um veículo de tração 4×4, uma viagem de reconhecimento do potencial cênico da estrada entre Salesópolis e Caraguatatuba no Estado de São Paulo.
Esta estrada de terra com cerca de 80 kms sai do município de Salesópolis no alto da Serra do Mar e atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Caraguatatuba, chegando à cidade de Caraguatatuba no litoral paulista. Em quase todo seu trajeto, na parte da descida para o litoral, a estrada acompanha um rio com várias quedas d’água.
Foi constatada a existência de vários pontos ou mirantes excelentes para a prática do turismo de observação de paisagens (landscape watching),  de onde se pode visualizar grandes vales, cachoeiras e uma floresta exuberante.
Praticamente não existem habitações ou movimentação humana em grande parte de sua extensão, propiciando o silêncio necessário para o observador da natureza.
A avifauna também apresenta-se riquíssima em toda a extensão da estrada, ouvindo-se a todo instante a vocalização da Araponga (Procnias nudicollis), sendo portanto uma área interessante também para a pratica da observação de aves (birding) e que merece maiores estudos.
O potencial da região para estas formas de lazer é excelente.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21