Espécies de aves observadas

por Fábio Olmos (f-olmos@uol.com.br)

Aves observadas – 169 spp. (para facilitar minha vida a seqüência segue Narosky & Yzurieta 2003):

Pinguino Patagonico Spheniscus magellanicus: colônias em Punta Tombo, Islã de los Pajaros e Calleta Valdés.

 

 

Choique Pterocnemia pennata: comum em Punta Tombo e Península Valdés, com vários registros de machos seguidos pelos filhotes. Também perto de El Calafate e entorno da Laguna Los Escarchados.

Inambu Pálido Nothura darwini: uma observada às margens da estrada em Península Valdés (estrada entre P. Pirámides e Punta Delgada) associada a um grupo de Eudromia elegans (24/dez).

 

 

Martineta Común Eudromia elegans: uma em Punta Tombo; bastante comum em Península Valdés, incluindo aves muito mansas junto ao restaurante de Calleta Valdés.

Macá Común Rollandia rolland: Apenas na laguna Cacique Chiquicahano, onde havia < 10 aves (20-21/dez).

Macá Plateado Podiceps occipitalis: ~40 na laguna Cacique Chiquicahano (20-21/dez); um par nidificando em uma lagoa próxima ao início da trilha para Laguna Torre (29/dez).

Macá Grande Podicephorus major: exemplares isolados forrageando perto da costeira em Punta Tombo, Puerto Pirámides, Punta Norte, Calleta Valdés e Isla de los Pajaros. Em Punta Tombo um foi agredido por um Tachyeres leucocephalus macho.

 

 

Petrel Gigante Común Macronectes giganteus: até 4 juntos patrulhando a orla em Punta Tombo, também em Punta Norte (~20 pousados na água no dia 24/dez), Calleta Valdés e Puerto Madryn.

Biguá Phalacocorax brasilianus: Isolados ou dispersos alimentando-se no mar em Puerto Pirámides, Punta Norte e Punta Ninfas. Colônias com muitas dezenas em Punta Delgada (no tallus no sopé da falésia) e Islã de los Pajaros (sobre arbustos).

Cormorán Cuello Negro Phalacrocorax magellanicus: Isolados ou em pequenos grupos vistos da costa Punta Tombo e La Doradilla. Colônias com poucas centenas de aves nas falésias de Punta Delgada e Punta Loma (Puerto Madryn).

Cormorán Real Phalacrocorax albiventer: um em vôo fora de Calleta Valdés (24/dez). Nidifica mais ao sul em Punta León.

Garza Mora Ardea cocoi: Costanera Sur (2-3/ jan).

Garza Blanca Ardea alba: forrageando na costeira em Puerto Pirámides (22/dez); colônia com talvez ~ 20 aves em Isla de los Pájaros (25/dez).

Garcita Blanca Egretta thula: Costanera Sur (2-3/jan).

Garza Bruja Nycticorax nycticorax: ~10 nidificando em Isla de los Pájaros (25/dez); 1 imaturo em vôo visto do restaurante Sabor del Campo em Calafate (28/dez).

Tuyuyú Mycteria americana: 3 em vôo na Costanera Sur (3/jan).

Bandurria Austral Theristicus melanopis: rio Chubut (21/dez); comum ao longo da estrada entre Calafate e o Glaciar Perito Moreno e no acesso do Lago Roca; exemplares muito mansos na Laguna Nimes e área urbana de Calafate.

Flamenco Austral Phoenicopterus chilensis: 3 na praia da Islã de los Pájaros (25/dez), dezenas no Lago Argentino próximo a Calafate e próximo a Punta Bandera; até 10 na “Laguna Dos” da Laguna Nimes; 5-6 em Laguna de los Escarchados (27/dez).

Sirirí Pampa Dendrocygna viduata: Costanera Sur (3/dez).

Coscoroba Coscoroba coscoroba: 1 Calleta Valdés (24/dez); 1 em Los Escarchados (27/dez); menos comum que Cygnus no Lago Argentino em Punta Bandera e arredores de Calafate; cerca de 10 na Costanera Sur (2-3/jan).

Cisne Cuello Negro Cygnus melancoryphus: 1 laguna Cacique Chiquicahano (21/dez); dezenas no Lago Argentino próximo a Calafate, Laguna Nimes e Punta Bandera (com filhotes nesta); ~10 Los Escarchados (27/dez).

Cauquén Común Chloephaga picta: o patídeo mais abundante no entorno do Lago Argentino, com bandos de centenas pastando nas áreas expostas pela baixa do lago; com filhotes pequenos na Laguna Nimes; um par com filhotes em pequena lagoa m El Chaltén (29/12).

Cauquén Real Chloephaga poliocephala: 4 no acesso ao Lago Roca (26/dez); casal com 4 filhotes no acesso ao FitzRoy (31/dez).

Pato Crestón Lophonetta specularoides: bastante comum laguna Cacique Chiquicahano, Laguna Nimes e Lago Argentino. Pequenos grupos também comendo algas em poças de maré em em Punta Tombo, Punta Norte, Calleta Valdés e Punta Ninfas.

Pato de Anteojos Anas specularis: um par no lago cheia de macrófitas próximo ao início da trilha para Laguna Torre (29/dez).

Pato Overo Anas sibilatrix: em pequenos grupos ou os pares na Laguna Cacique Chiquecahano, brejos junto a Rawson, Laguna Nimes (incluindo um casalcom filhotes) e Lago Argentino.

Pato Maicero Anas georgica: bastante comum em todos os corpos de água doce, incluindo poças na beira da estrada de La Doradilla (22/dez); uma ninhada com 6 no rio Chubut (21/dez).

Pato Barcino Anas flaviostris: em pequeno número em lagunas no acesso ao Lago Roca (26/dez), na Laguna Nimes (27/dez) e na Costanera Sur (2-3/dez).

Pato Cuchara Anas platalea: um os patídeos mis comuns, presente em todos os corpos de água doce. Abundante na Laguna Nimes, filtrando a sopa orgânica da lagoa eutrofizada.

Pato Colorado Anas cyanoptera: uma fêmea na Laguna Nimes (27/dez).

Pato Gargantilla Anas bahamensis: apenas um na Laguna Cacique Chiquecahano (20/dez).

Pato Capuchino Anas versicolor: algumas dezenas nas lagoas quase secas da Costanera Sur (2-3/jan).

 

 

Pato de Corrente Merganetta armata: um casal com dois filhotes no rio FitzRoy, próximo à sua fonte na Laguna Torre (30/dez).

 

 

Quero Cabeza Blanca Tachyeres leucocephalus: 1 macho forrageano perto da costeira em Punta Tombo (21/dez); um casal na margem em Calleta Valdés (23/dez).

Pato Picazo Netta peposaca: alguns casais na Laguna Cacique Chiquecahano (20-21/dez).

Pato Cabeza Negra Heteronetta atricapilla: um casal na Laguna Cacique Chiquecahano (20/dez).

Pato Zambulidor Grande Oxyura ferruginea: um casal na Laguna Nimes (27/dez*.

Pato Zambulidor Chico Oxyura vittata: vários casais na Laguna Cacique Chiquecahano (20-21/dez) e talvez 150 na Laguna Nimes.

 

 

Cóndor Andino Vultur gryphus: 2 a 12 (incluindo um casal pousado) vistos diariamente na estrada entre Calafate e os acessos ao Glaciar Perito Moreno e Punta Bandera; até 6 (incluindo 1 imaturo) vistos nas trilhas para Laguna Torre e Laguna de los Três.

Jote Cabeza Colorada Cathartes aura: a forma regional tem plumagem negra e cabeça vermelha-viva sem o colar nucal da forma brasileira. Comum ao longo da costa de Chubut.

 

 

Áquila Mora Buteo melanoleucus: um casal caçando ao longo das falésias de Punta Delgada (24/dez); um próximo a Los Escarchados que ignorou um par de Coscoroba voando bastante próximo (27/dez); um solitário no Lago Onelli atormentado por Falco sparverius (28/dez) e um casal no início da trilha para Laguna Torre idem (29/dez).

 

 

Gavilán Ceniciento Circus cinereus: bastante distribuído, registrado no aeroporto de Trelew, acesso a Punta Tombo, em Península Valdés, acesso ao Glaciar Perito Moreno e Punta Bandera, arredores de El Chalten. Na Laguna Nimes um macho e duas fêmeas em parente atividade reprodutiva, incluindo food-tranfers (pequenas aves) do macho para as fêmeas, estas pousando em meio os juncos.

Aguilucho Alas Largas Buteo albicaudatus: um juvenil pousado em um poste pertodo centro de visitantes de Península Valdés (25/dez).

 

 

Aguilucho Común Buteo polyosoma: um ninho com 3 filhotões quase voando e um par de adultos em um poste perto de Puerto Pirámides (24-25/dez); um macho planando obre a estepe de Los Escarchados (27/dez) e um planando ao redor da colina no início da trilha para Laguna Torre (29/dez).

Matamico Blanco Phalcoboenus albogularis: um planando ao redor da colina no início da trilha para Laguna Torre (29/dez).

Carancho Caracara plancus: Comum nos arredores de El Calafate; apenas um par no retorno da Laguna de los Três (31/dez); Costanera Sur.

Chimango Milvago chimango: comum em toda parte, incluindo parques de Buenos Aires.

Halcón Peregrino Falco peregrinus: um trio perseguindo gaivotas (brincando ?) em Punta Ninfas (25/dez), um em vôo quase na entrada de El Chaltén (29/dez); um casal no paredão no início da trilha para Laguna de los Três (31/dez).

Halconcito Colorado Falco sparverius: um em Calleta Valdés (24/dez); isolados no parque nacional (26/dez) e Lago Onelli (28/dez). Um grupo familiar com quatro no início da trilha para Laguna Torre (29-30/dez) e um par no início da trilha ara Laguna de los Três (31/dez).

Ipacaá Aramides ypecaha: um na Costanera Sur (2/jan).

Gallareta Ligas Rojas Fulica armillata: 20-30 na Laguna Cacique Chiquecahano (20-21/dez); Laguna Nimes (27/dez); brejos de Punta Bandera (28/dez).

Gallareta Chica Fulica leucoptera: talvez 15 na Laguna Cacique Chiquecahano (20-21/dez).

Gallareta Escudete Fulica rufifrons: um casal com 4 filhotes em brejo junto ao rio Chubut (21/dez).

Ostrero Común Haematopus palliatus: casais a grupos de 6 em Punta Tombo e ao longo de toda a costa de Península Valdés e Punta Ninfas.

Ostrero Austral Haematopus leucopodus: não registrado na costa, um par e depois quatro observados junto a lagunas temporárias na estrada entre Calafate e Lago Roca (26/dez).

 

 

Ostrero Negro Haematopus ater: aos casais em Punta Tombo, onde bastante manso (21/dez), La Doradilla (22/dez) e Punta Delgada (24/dez). Abre mexilhões expostos pela maré baixa.

Tero Real Himantopus melanurus: 20-30 na Laguna Cacique Chiquecahano (20-21/dez); ~20 Costanera Sur (2-3/jan).

Tero Común Vanellus chilensis: comum em todas as áreas abertas. As aves de Calafate e Chaltén têm voz bastante diferente das de Buenos Aires e Chubut.

Chorlo Cabezón Oreopholus ruficollis: um na estepe de Punta Ninfas – Estância El Pedral (25/dez).

Chorlito Doble Collar Charadrius falklandicus: grupos com aves em plumagem reprodutiva nos pastos de halófitas próximos à Salina Grande de P. Valdés (24/dez), praias de Puerto Madryn (25/dez) e margens lodosas do Lago Argentino (27-28/dez).

 

 

Chorlito Ceniciento Pluvianellus socialis: um par nas margens lodosas do Lago Argentino junto à Laguna Nimes (27/dez).

Pitotoy Grande Tringa melanoleuca: 6 nas margens do Lago Argentino junto à Laguna Nimes (27/dez).

Pitotoy Chico Tringa flavipes: 1-2 Laguna Cacique Chiquecahano (20-21/dez), 2 rio Chubut (21/dez).

Playerito Pectoral Calidris melanotus: grupos nos pastos de halófitas próximos à Salina Grande de P. Valdés (24/dez); dezenas nas margens lodosas e pastos úmidos e baixos do Lago Argentino (27-28/dez).

Playerito Unicolor Calidris bairdii: centenas nas margens lodosas e pastos úmidos e baixos do Lago Argentino; voz um priit-priit diagnóstico (27-28/dez).

Becasina Común Gallinago paraguaiae: 1 Laguna Nimes (27/dez).

 

 

Agachona Chica Thinocorus rumicivorus: 1 na beira da estrada entre Punta Delgada e Puerto Pirámides (24/dez); outro em estepe na saída de Calafate para o Glaciar Perito Moreno (26/dez).

Agachona de Collar Thinocorus orbignyianus: 1 na beira da estrada antes da Estância La Leona na viagem para El Chaltén (29/dez).

Paloma Antártica Chionis alba: 1 na lobería de Puerto Pirâmides (22/dez) e outro na de Punta Loma (25/dez).

Escúa Antártica Stercorarius antarcticus: um casal patrulhando a pinguinera de Punta Tombo (21/dez).

Gaviota Gris Leucophaeus scoresbii: aves isoladas em Punta Tombo (21/dez) e na lobería de Punta Loma (25/dez).

Gaviota Cocinera Larus dominicanus: comum ao longo de toda a costa, comendo moluscos expostos pela maré baixa; milhares no lixão de Rawson (25/dez) e centenas no de Calafate. Grupos de dezenas nos sandbars do Lago Argentino.

Gaviota Capucho Gris Chroicocephalus cirrocephalus: 1 junto a um grupo de ~10 C. maculipennis em La Doradilla (22/dez).

Gaviota Capucho Café Chroicocephalus maculipennis: comum ao longo de toda a costa; uma pequena colônia reprodutiva em brejo próximo ao rio Chubut em Trelew (21/dez); centenas em El Calafate, incluindo no lixão.

Gaviotín Sudamericano Sterna hirundinacea: cerca de uma dezena em Punta Tombo (21/dez); duas em plumagem reprodutiva pescando o longo de um dos riachos afluentes do Lago Argentino na estrada entre Calafate e Lago Roca (26/12).

 

 

Gaviotín Pico Amarillo Thalasseus sandvicensis: 8-10 pescando na arrebentação em La Doradilla (22/dez) e Puerto Madryn (25/dez).

Gaviotín Real Thalasseus maximus: 1 em Punta Ninfas (25/dez).

Paloma Picazuro Patagioenas picazuro: abundante na Costanera Sur.

Paloma Doméstica Columba livia: nas áreas urbanas de Buenos Aires, Trelew, Puerto Madryn e El Calafate.

Torcaza Zenaida auriculata: aos pares ou pequenos grupos em Trelew, Puerto Madryn, Península Valdés, Calafate e Buenos Aires.

Torcacita Común Columbina picui: pequeno grupos na Laguna Cacique Chiquecahano (21/dez); isolada ou aos pares em Puerto Pirâmides (24-25/dez).

Palomita Cordillerana Metriopelia melanoptera: 1 na periferia de El Chaltén, no acesso ao camping (31/dez).

 

 

Loro Barranquero Cyanoliseus patagonus: 11 comendo no solo (com 1 sentinela) e depois nos fios às margens da rodovia entre Puerto Madryn –junto ao lixão – e o trevo de acesso a P. Valdés (25/dez).

Ñanday Aratinga nenday: grupos de 8-12 na Costanera Sur e parques próximos (2-3/dez).

 

 

Cachaña Enicognathus ferrugineus: um par comendo sementes de dente-de-leão em frente ao hotel Los Notros (Glaciar P. Moreno, 26/dez); vários ouvidos na trilha para Laguna Torre (29-30/dez); grupo de 6 próximo ao campameno (31/dez).

Cotorra Myiopsitta monachus: grupos de 8-12 na Costanera Sur e parques próximos, onde há ninhos (2-3/dez). Desce ao chão para roer os ossos jogados pelos farofeiros que fazem churrascos por lá.

Pirincho Guira guira: alguns grupos na Costanera Sur.

Lechucita Vizchachera Athene cunicularia: 1 Península Valdés (24/dez).

Atajacaminos Ñañarca Caprimulgus longirostris: retrizes enontradas junto a uma lagoa seca em La Doradilla (22/dez).

Picaflor Común Chlorostilbon lucidus: Costanera Sur.

Martín Pescador Grande Megaceryle torquata: Costanera Sur.

Carpintero Pitío Colaptes pitius: um par no acesso ao Lago Roca (26/dez); um casal com dois filhotões na trilha p/ Laguna Torre (29-30/dez), outro grupo junto ao camping De Agostini (30/dez) e outro par na trilha para Laguna de los Três (31/dez).

Carpintero Real Común Colaptes melanolaimus: pares na Costanera Sur. Muito manso.

 

 

Carpintero Gigante Campephilus magellanicus: um casal muito manso no terço anterior da trilha para Laguna Torre, e logo depois outro forrageando em troncos caídos em área de floresta mais densa (29/dez).

Chinchero Chico Lepidocolaptes angustirostris: aos casais na Costanera Sur (2-3/jan).

Caminera Común Geositta cunicularia: solitária ou os pares na beira das estradas em P. Valdés (Calleta, P. Delgada, P. Norte). Mais discreta do que incomum (23-24jan).

Bandurrita Común Upucerthia dumetaria: 2 P. Valdés – Punta Norte (23-24/dez); 1 Laguna Nimes (26/dez).

Remolinera Araucana Cinclodes patagonicus: 1 Laguna Torre (30/dez); 1 margem laguna próxima camping Poincenot (31/dez).

Remolinera Común Cinclodes fuscus: 3 pares na Laguna Torre, um com ninho sob grande bloco de rocha na morena (30/dez).

Hornero Furnarius rufus: comum na Costanera Sur.

Junqueiro Phleocryptes melanops: 1 em brejo junto ao io Chubut, em Trelew (21/dez).

Rayadito Aphrastura spinicauda: comum nos bosques de Notophagus do Glaciar Perito Moreno, Lago Onelli, trilha p/ Laguna Torre e trilha p/ Laguna de los Tres.

Canastero Coludo Asthenes pyrrholeuca: aos pares, comum nas estepes de Punta Tombo, La Doradilla, Puerto Pirâmides e Punta Norte. Alguns podem ter sido A. patagonica.

Espartillero Austral Asthenes anthoides: 1nos arbustos entre Laguna Nimes e Lago Argentino (27/dez).

Pijuí Plomizo Synallaxis spixi: Costanera Sur.

Coludito Copetón Leptasthenra platensis: 1 Punta norte (23/dez); 1 Puerto Pirámides (24/dez).

Coludito Cola Negra Leptasthenura aegithaloides: 1 Puerto Pirâmides (25/dez).

Picolezna Patagónico Pygarrhichas albogularis: 1 terço anterior da trilha para Laguna Torre (29/dez).

 

 

Churrín Andino Scytalopus magellanicus: 1 ouvido  depois observado junto ao primeiro córrego cruzando a trilha p/ Laguna Torre (29-30/dez) e outros dois ouvidos em áreas de arbustos ñires densos (30/dez); 3 ouvidos ao longo da trilha para Laguna de los Três (31/dez). As rêmiges e flancos eram bem mais ferrugíneos do que sugerido pelos guias.

Gaucho Grande Agriornis livida: um par nas estepes entre Calafate e o Lago Roca (26/dez).

 

 

Gaucho Común Agriornis microptera: isolado ou aos pares em Punta Tombo (21/dez), Calleta Valdez (23/dez) e Punta Ninfas (25/dez).

Gaucho Chico Agriornis murina: 1-2 Puerto Pirâmides (24-25/dez).

 

 

Monjita Chocolate Neoxolmis rufiventris: 2 isoladas nas estradas entre P. Pirâmides e Punta Norte e Punta Delgada (24/dez).

Monjita Castaña Neoxolmis rubetra: 3 entre Punta Norte e Calleta Valdez (24/dez); 1 Punta Ninfas (25/dez).

Diucón Xolmis pyrope: comum junto ao Glaciar Perito Moreno (26-27/dez); mais rara nas trilhas em áreas de floresta de El Chaltén (30-31/dez).

Dormilona Ceja Blanca Muscisaxicola albilora: 3 pares procurando comida ao longo dos matacões do rio FitzRoy (30/dez); 1 área urbana de El Chaltén (31/dez).

Dormilona Cara Negra Muscisaxicola macloviana: 1 par no Lago Torre (30/dez); 1 par na Laguna de los Três junto ao glaciar (31/dez).

Sobrepuesto Lessonia rufa: comum em áreas de vegetação esparsa em Punta Tombo, P. Valdés, Punta Ninfas, Calafate e Chaltén.

Pico de Plata Hymenops perspicillatus: pelo menos 4 na estepe em Punta Tombo (21/dez); machos e fêmeas isolados em Laguna Nimes (27/dez e 01/jan).

Picabuey Machetornis rixosus: 1 par Costanera Sur.

Benteveo Común Pitangus sulphuratus: 1 Laguna Cacique Chiquecahano (21/dez); 2 Puerto Madryn (21-25/dez); Cstanera Sur.

Suiriri Real Tyrannus melancholicus: comum Costanera Sur.

Piojito Común Serpophaga subcristata: Costanera Sur.

 

 

Cachudito Pico Negro Anaraietes parulus: pares na estepe em Punta Tombo (21/dez), Puerto Pirámides (24/dez), e nos arbustos de ñire junto ao Glaciar Perito Moreno (26-27/dez) e na trilha para Laguna de los Tres (31/dez).

Fiofío Grande Elaenia spectabilis: Costanera Sur.

Fiofio Silbón Elaenia albiceps: talvez a ave mais comum nas florestas de Notophagus da região de Los Glaciares.

Piojito Silbón Camptostoma obsoletum: Costanera Sur.

Golondrina Negra Progne modesta: comum em todas as áreas visitadas em Chubut, incluindo as cidades.

Golondrina Doméstica Progne chalybea: comum em Buenos Aires.

Golondrina Parda Progne tapera: comum Costanera Sur.

Golondrina Ceja Branca Tachycineta leucorrhoa: comum Costanera Sur.

Golondrina Patagónica Tachycineta meyeni: freqüente em P. Valdés (23-24/dez) mas muito mais comum na região de Calafate e Chaltén, incluindo as florestas.

Golondrina Barranquera Pygochelidon cyanoleuca: nidificando em buracos escavados nos barrancos de P. Valdés.

Golondrina Ribereña Stelgidopteryx ruficollis: Costanera Sur.

Ratona Aperdizada Cistothorus platensis: pelo menos dois machos cantando na Laguna Nimes (27/dez).

Ratona Común Troglodytes musculus: Punta Tombo; muito comum nas florestas de Notophagus da região de Los Glaciares.

 

 

Cachirla Uña Corta Anthus furcatus: um par em Punta Delgada (24/dez); 1 Punta Delgada (25/dez).

Cachirla Común Anthus correndera: comum na Laguna Nimes (27/dez e 1/jan) e margens do Lago Argentino.

Cachirla Pálida Anthus hellmayri: 1 na estepe perto da água em Los Escarchados (27/dez).

Calandria Real Mimus triurus: isolado ou aos pares em Punta Norte e Calleta Valdez (23-24/dez).

Calandria Grande Mimus saturninus: Costanera Sur.

Calandria Mora Mimus patagonicus: uma das aves mais comuns nas estepes de Chubut, bem mais rara ao redor de Calafate.

Zorzal Chalchalero Turdus amaurochalinus: Costanera Sur.

Zorzal Colorado Turdus rufiventris: Costanera Sur.

Zorzal Patagónico Turdus falcklandi: incomum nas estepes próximas às montanhas de Los Glaciares, mais comum nas florestas de Notophagus, mas não tanto como na Terra del Fuego.

Tacuarita Azul Polioptila dumicola: 1 par Costanera Sur (3/dez).

Arañero Cara Negra Geothlypis aequinoctialis: Costanera Sur.

Cardenal Común Paroaria coronata: não raro na Costanera Sur.

Reinamora Grande Cyanocompsa brissonii: 1 macho na Costanera Sur (2/jan).

Corbadita Común Sporophila caerulescens: comum na Costanera Sur.

Diuca Común Diuca diuca: aos pares ou grupos familiares, bastante comum nas estepes de Punta Tombo e P. Valdés.

Misto Sicalis luteola: bastante comum nas estepes de Punta Tombo, La Doradilla e P. Valdés, em geral em grupos.

Jilguero Dorado Sicalis flaveola: poucos na Costanera Sur. As fêmeas são bem drab.

Jilguero Austral Sicalis lebruni: isolado ou em grupos de até 6 em Punta Tombo (21/dez), P. Valdés (23/dez), Calleta Valdez (24/dez) e entorno de Puerto Madryn (25/dez).

Comesebo Andino Phrygilus gayi: grupo com 4 na estepe entre Calafate e o Glaciar Perito Moreno (27/dez).

Comesebo Patagónico Phrygilus patagonicus: bastante manso e com filhotões, junto à lanchonete do Glaciar Perito Moreno (26-27/dez); também na subida da Laguna de los Tres e campamento Poincenot (31/dez).

 

 

Yal Negro Phrygilus fruticeti: grupos familiares são comuns nas estepes de Punta Tombo e P. Valdés. Muito manso em Punta Norte.

Yal Carbonero Phrygilus carbonarius: um grupo familiar em Punta Tombo (21/dez); comum ao longo da estrada de La Doradilla (22/dez) e arredores de P. Madryn 25/dez).

Chingolo Zonotrichia capensis: uma das aves mais comuns em toda a viagem.

Sietevestidos Poospiza nigrorufa: comum Costanera Sur.

Monterita Cabeza Negra Poospiza melanoleuca: um par na Costanera Sur (3/jan).

Verdón Embernagra platensis: um par na Costanera Sur (2/jan).

Cabecitanegra Común Carduelis magellanica: grupos na Costanera Sur.

Cabecitanegra Austral Carduelis barbata:grupos são uma visão comum nas áreas de floresta  na área urbana de El Chaltén.

Cardelino Carduelis carduelis: Costanera Sur.

Tordo Patagónico Curaeus curaeus: 1 par próximo o Glaciar Perito Moreno (26/dez).

Tordo Renegrido Molothrus bonariensis: muito comum em Buenos Aires. Maiores e com bico mais longo que os do sudeste do Brasil.

Tordo Músico Molothrus badius: aos pares na Costanera Sur, procurando comida nas latas de lixo.

Loica Común Sturnella loyca: comum nas áreas de estepe, em geral em grupos que podem ter mais de 12 aves.

Gorrión Passer domesticus: em todas as áreas urbanas menos El Chaltén.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21