Conhecendo as aves de Aruba, Caribe

por Antonio Silveira

Entre 11 e 21 de novembro de 2010; 7 e 23 de junho; e 13 e 27 de novembro de 2011, e 13 a 21 e 21 a 31 de maio de 2012, de 11 a 25 de novembro de 2012, maio e novembro de 2013 e de 12 a 29 de maio e de 9 a 28 de novembro de 2014, estivemos (Antonio Silveira) na ilha caribenha de Aruba, onde tivemos a oportunidade de fazer algumas observações de sua fauna, notadamente de suas aves.

Conforme folhetos de turismo da região, Aruba situada no mar do Caribe a cerca de 24 km da costa Venezuela tem 182 km2, sendo 31,36 km de comprimento por 9,6km de largura. O ponto mais alto é a Montanha Jamanota com 185 m/al (ou 617 pés).

Sua capital é Oranjestad, uma simpática cidade que lembra muito a Holanda, o que não é para menos, pois Aruba faz parte do território holandês, apesar da certa autonomia alcançada há poucas décadas.

Apesar de Aruba ser um dos balneários mais procurados do mundo e um dos melhores destinos para mergulho, com sua enorme rede hoteleira, ainda possui áreas naturais representadas principalmente pelo Parque Nacional Arikok e o Bubali Bird Sanctuary.

É interessante observar que nas áreas naturais e mesmo nas áreas alteradas encontramos as Divi-divi (Caesalpinia coriaria), foto abaixo,cuja distribuição vai do Caribe, México, America Central e norte da América do Sul, mas que são muito famosas e de certa forma protegidas na ilha.

Aruba possui 70 espécies de aves residentes e varias migrantes. A ave mais rara da ilha é o frango-dágua Fulica caribaea (Caribbean Coot), com apenas cerca de 100 indivíduos nos alagados da ilha, a qual tivemos a sorte de ver uma.

O Parque Nacional Arikok criado em 2000 é administrado por uma fundação, possui 20 milhas de trilhas e protege áreas áridas e naturais da ilha e parte de sua orla, com cavernas e piscinas naturais (http://www.arubanationalpark.org/). Já o Bubali Bird Sanctuary protege uma das principais áreas alagadas do Caribe, inclusive é um sítio RAMPSAR. Mas há outras áreas alagada, principalmente em Palm Beach, onde ficam os hotéis principais e fáceis de serem visitadas, pois ficam ao lado da estrada costeira que passa atrás dos hotéis.

Em nossa estada nesta bela ilha, fizemos observações nas áreas alagadas referidas, nas áreas dos hotéis e visitamos na tarde do dia 16/11 o Bubali Bird Sancturay, onde nos encantou a beleza do lugar.

O Bubali Plas, como também é conhecido, é uma reserva pública, formada por um complexo de lagos e alagados interligados, propiciando um importantíssimo refúgio da vida silvestre, principalmente de aves aquáticas. São dezenas de espécies residentes na ilha e muitas migrantes que utilizam seus lagos e alagados para descanso e alimentação.

No local há um mirador de cerca de 6 metros de altura, o que permite o observador ficar comodamente protegido do sol e com uma visão fantástica de grande parte da área.

Segue a lista das 87 espécies de aves que observamos e identificamos em nossa estada em Aruba, com anotações dos locais, em ordem alfabética:

ACESSE AQUI A LISTA NA PAGINA “BIRDS OF ARUBA”

—————————————

Antonio Silveira: 01/12/2010.last update: 06/12/2014.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Notice: Undefined index: wpBannerizeStyleDefault in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-bannerize/Classes/wpBannerizeFrontend.php on line 43

Notice: Undefined variable: post in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 14

Notice: Trying to get property of non-object in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 14