Conceito e formas

Conceito:
Agricultura sustentável é o resultado dos métodos alternativos que utilizam a agricultura orgânica, a biodinâmica, o controle biológico e o natural, visando o desenvolvimento de uma agricultura com o menor prejuízo possível ao meio ambiente e a saúde humana.

Formas:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 20.000 pessoas morrem por ano e milhões são envenenados direta ou indiretamente pelos efeitos dos agrotóxicos (Barbara Dinham, Getting off the pesticide treadmill, Our Planet, PNUMA, Vol.8, nº4, 1996).
Além disso, a própria terra torna-se inaproveitada pela contaminação por agrotóxicos reiteradamente usados, sendo este um dos fatores de redução de sua capacidade, além do que os pesticidas comprometem a saúde humana, contaminam a água, agridem os ecossistemas e deixam as pragas mais resistentes. Isto aliado a erosão, a salinização, a desertificação e ao esgotamento dos produtos nutrientes, tornaram-se os maiores problemas da agricultura.
Estas constatações mostraram a necessidade de se modificar a forma de agricultura, surgindo a emergente agricultura ambiental ou agroambiental. Dentro deste novo panorama a Biotecnologia tem papel fundamental, desenvolvendo inseticidas biológicos, além disso a biologia molecular consegue gerar culturas mais resistentes as pragas e menos dependentes dos agrotóxicos.

Agricultura orgânica:
Vem se desenvolvendo muito com a utilização dos inseticidas biológicos, adubos naturais e esterco animal para fertilizar os campos, optando ainda o agricultor pela forma rotativa de colheitas para “não cansar o solo”. Sabe-se também que algumas multinacionais já estão produzindo enzimas que aumentam a dissolução do mineral fósforo contido nas rações para animais, diminuindo assim a contaminação do solo e da água quando seus dejetos são utilizados como adubo orgânico.

Plantio direto:
Outra forma alternativa de agricultura dentro da nova agroambiental é a do plantio direto que consiste em plantar sem revolvimento do solo por arado ou grade, não permitindo a erosão e conseqüentemente mantendo os nutrientes na terra, inclusive os originados dos restos de culturas anteriores.
Neste tipo de plantio não há preparo prévio do solo.
O objetivo principal desta forma de plantio é a conservação do solo, uma vez que diminui a erosão do  solo.
O plantio direto é uma tecnologia muito adequada ao pequeno e médio produtor, e à agricultura familiar.
Segundo se sabe o plantio direto na palha já era praticado em 6 milhões de ha em 1997 (Fernando Pentea

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21