Caatinga

Definição e características
A Caatinga é uma formação vegetal característica do Nordeste brasileiro que ocupa mais de 70% de sua área. É também chamado de sertão, ou semi-árido. Há grandes processos de desertificação.
Área total: 1.100.000 km2
Área de interferência humana: 800.000 km2.
No inverno vegetação da Caatinga torna-se ressequida, pois a plantas perdem suas folhas para eliminar a superfície de evaporação quando falta água. Algumas plantas armazenam água como os cactos barrigudos.
Os poucos rios ou riachos da região da Caatinga são temporários secando na maior parte do ano.

Biodiversidade
Devido as condições tremendamente agrestes deste ecossistema, a biodiversidade não é muito grande, em se comparando com outros.

Flora: entre as principais espécies vegetais estão:

Schinopsis brasiliensis; Baraúna
Copernicia prunifera; Carnaubeira
Tabebuia caraiba; Craibeira
Zizyphus joazeiro; Juazeiro
Hancornia speciosa; Mangabeira
Auxemma oncocalyx; Pau-branco
Spondiar tuberosa; Umbuzeiro

Fauna: composta principalmente de pequenos mamíferos como a cotia (Dasyprocae azarae) , o gambá (Didelphus sp), o preá, o moco, o tatu-peba. Neste ecossistema vive um primata: o sagüi-do-nordeste (Calithrix jacchus), e um cervídeo o veado-catingueiro (Manzana sp).

Proteção jurídica
Não há uma proteção jurídica específica, ficando por conta da aplicação do disposto no Código Florestal, no que couber, bem como na Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98).

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21