Baleia Franca (Eubalaena australis, Southern Right Whale)

Foto: Praia Mansa, Punta del Este,UY, agosto 2014, Antonio Silveira

Descrição: as baleias-franca (Eubalaena australis, Southern Right Whale) são cetáceos que podem alcançar mais de 17 metros de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos. Chegam a pesar cerca de 60 toneladas para as fêmeas e 45 para os machos.
Identificação: o “esguicho” característico em formato de “v”; possuem calosidades ou “verrugas” no alto e nas laterais da cabeça, as quais propiciam a formação de colônias de espécies de “cracas” que lhes dão uma cor esbranquiçada visível a distância.
Reprodução: O período reprodutivo dá-se principalmente no litoral sul brasileiro e no litoral da África do Sul entre junho a dezembro, quando há acasalamentos e nascem os filhotes frutos do acasalamento do ano anterior. Os filhotes nascem com cerca de 5 metros de comprimento e pesam de 4 a 5 toneladas.
Ante a proibição da caça têm-se notado também o aumento do acasalamento nestas regiões, bem como do nascimento de filhotes.
Alimentação: as baleias-francas alimentam-se de pequenos crustáceos como o “krill” usando as barbatanas da boca como filtro, consumindo toneladas destes pequenos animais em poucos dias.
A área de alimentação não é conhecida, mas sabe-se que fica na região antártica. Interessante notar é que s baleias-franca não se alimentam quando estão na fase de reprodução, consumindo as reservas adquiridas.

Maiores informações: Projeto Baleia Franca www.baleifranca.org.br

———————————————-

Videos:

-Baleia Franca,Praia Mansa,Punta del Este,UY,19 8 2014 Antonio Silveira

Baleia franca ( Eubalaena australis, Southern Right Whale) Imbituba-SC-BR, por Antonio Silveira

Baleia franca (2) (Eubalaena australis,Southern Right Whale) Imbituba-SC,BR. por Antonio Silveira

—————————–

Antonio Silveira: last update: 25-8-2014.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos