1- Conhecendo as aves do Parque Estadual da Cantareira-SP


No dia 7 de outubro último o Programa Ambiental: A Última Arca de Noé promoveu juntamente com o Departamento de Esportes da APAMAGIS – Associação Paulista de Magistrados uma caminhada e observação da avifauna no Parque Estadual da Cantareira –SP, Núcleo Pedra Grande.
O “passeio ornitológico” foi um sucesso, pois além de propiciar a interação de pessoas das mais varias faixas etárias, foram observadas das 9:45 às 12:30 hs quarenta e duas espécies de aves.  Foram vistos também duas famílias de Bugios (Alouatta fusca), grandes macacos ameaçados de extinção que vivem na reserva. Um outro destaque da caminhada foi a visão da cidade de São Paulo do topo da Pedra Grande, onde os “birdwatchers” puderam usufruir da oportunidade de comparar duas paisagens distintas: a floresta tropical e a poluição visual da cidade a distância, o que serviu de motivo para reflexão a todos.
O grupo formado por 29 associados da APAMAGIS foi orientado pelo juiz e “birdwatcher” Antônio Silveira e os participantes puderam conhecer um pouco da atividade recreativa que é o “birdwatching” ou “birding” que já é praticada por cerca de oitenta milhões de pessoas pelo mundo. Aliás, na oportunidade o grupo encontrou com dois “birdwatchers” norte-americanos que estavam acompanhado de um guia brasileiro, quando houve uma breve interação técnica entre os grupos.
Detalhe importante é que as observações desta caminhada serão comunicadas a BirdLife International, para fazer parte da contagem mundial das aves, patrocinada em caráter mundial pela citada entidade.
Esta foi mais uma das formas de conscientização ambiental utilizadas pelo Programa Ambiental: A Última Arca de Noé, fazendo parte do projeto “BIRDWATCHER POR UM DIA.
Participaram do grupo:

Adelino Mendes (juiz de direito),Agnes Cassavia (advogada), Álvaro Luiz V. Mirra (juiz de direito), Ângela Petroni (economista), Antonio Silveira R. dos Santos (juiz de direito), Cecilia Helena L Ferrari, Clélia Maria Ramos Schiavi, Delcia Mendes (professora), Eduardo Carlos B. Bitar (professor e advogado), Eliane Eide (professora de educação física), Ellen Cristina de Almeida ( professora), Fernando Ricardo Leonardi (advogado), Gianine Luiza de Souza (bioquímica), Irene Bueno da Silveira (professora), Luiz Toloza Neto (juiz de direito),Maria Amélia Toloza (advogada), Maria Aparecida F. Almeida (professora), Maria Eunice P.P. Manente (professora), Marilena Oliveira (funcionária federal), Maurílio Gentil Leite (desembargador, 2ºVice-Presidente do Tribunal de Justiça-SP), Murillo Falcão de Almeida (estudante),Paula Regina Guastelli (estudante), Paulo Miguel de Campos Petroni (juiz de direito- 2º TAC), Plínio Novaes de A. Junior (juiz de direito), Regina Mendonça (advogada), Regina Paula S.M.da Rocha (advogada),Sandra Gentil Leite (artista plástica), Silvia Maria M. Novaes Andrade (juíza de direito) e Windor Roberto do Santos (juiz de direito- 1ºTAC).

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 25 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos