AS ESPETACULARES MONTANHAS ROCHOSAS DO CANADÁ (Canadian Rockies)

 

 

 

 

 

 

 

Entre as províncias de Alberta e Columbia Britânica no Canadá, situa-se uma das mais bonitas e visitadas cordilheiras do mundo, conhecida como Montanhas Rochosas canadenses ou Canadian Rockies.

Nesta região encontram-se quatro grandes parques nacionais: Parque Nacional de Jasper, Parque Nacional de Banff, Parque Nacional Yoho e o Parque Nacional Kootenays. Todos de grande beleza cênica e interligados, formando uma área verde natural enorme.

O Parque Nacional de Jasper fica ao norte e é maior, seguido em tamanho pelo Parque Nacional de Banff, sendo os outros dois bem menores.

Em 1985 a região abrangida pelos quatro parques foi designada Patrimônio da Humanidade, em vista de sua beleza cênica e importância ecológica.

Interligando diretamente os parques nacionais de Jasper e de Banff, principalmente, há uma estrada chamada Icefields Parkway, com cerca de 250 km, tida como a estrada cênica mais bonita do mundo. Milhões de turistas do mundo todo percorrem esta estrada em busca do prazer de contemplar a beleza das inúmeras montanhas, picos, geleiras, florestas, lagos de degelo, rios, fauna etc.

De 07 a 13 de setembro de 2010 tivemos (Antonio Silveira e Gianine Luiza) a oportunidade de conhecer esta região espetacular, em especila o Parque Nacional de Banff, e, como era de se esperar, ficamos maravilhados com a paisagem, a flora e a fauna. Vimos inúmeras montanhas belíssimas com suas florestas de encosta, e gelo em seus picos, majestosos glaciares, inúmeros lagos dos mais variados tons de verde e azul, muitos rios e inúmeros riachos (kreek) e a fauna então, são ursos negros, ursos pardos (Grissly), várias espécies de cervídeos, cabras selvagens, diversas espécies de esquilos e de aves etc.

O Parque Nacional de Banff é o mais antigo do Canadá e talvez o mais famoso e visitado. Não é para menos, possui atributos naturais impressionantes em seus mais de 6.600 km2.

Ficamos hospedados em um hotel à beira do Lake Louise, neste parque nacional. O Lake Louise é um lago permanente de degelo de duas enormes montanhas, de cor indescritivelmente azulada, que parece mudar de tom a cada instante, dependendo da incidência da luz do sol. O Lake Louise é considerado o “lago mais bonito do mundo”, e é, pois depois de conhecê-lo parece impossível conceber que possa existir um lago com tanta beleza. Como consta nos folhetos turísticos locais “a beleza é de tirar o fôlego de qualquer um”.

Percorremos diariamente a Icefields Parkway, e outras estradas menores, vagarosamente para tentar observar a fauna local, e tivemos muita sorte, pois vimos muitos animais selvagens atravessando ou próximos às estradas. Com binóculos “vasculhamos” as encostas florestadas e/ou pedregosas das montanhas, vales, beiras de rios e lagos e pudemos ver muitos animais. Visitamos lagos como o Moraine Lake, o Bow Lake, o Peyto Lake, o Hector Lake, o Johnson Lake, os Vermillions Lakes (dois lagos parecidos), o Lake Minnewanka e outros, Todos impressionantemente belos, tão quanto o famoso Lake Louise. Cada um com suas particularidades.

No Parque Nacional de Banff o principal rio é o Bow River que se origina no Bow Glacier e seu respectivo lago de degelo e percorre muitos kms no sentido sul, recebendo água de degelo de vários tributários. Muitas vezes o rio Bow passa próximo a Icefiels Parkway, propiciando visões fantásticas aos turistas. Na cidade de Banff o rio Bow passa em um vale e pequeno cânion formando uma cachoeira, muito visitada.

Apesar de ser uma região selvagem, há muitas opções de hospedagem, incrivelmente inseridas ecologicamente corretas na paisagem. As duas cidades Jasper e Banff são muito agradáveis e fornecem a infra-estrutura necessária ao turista.

Além do turismo de observação cênica de da vida selvagem, há inúmeras outras atividades que se pode praticar na região, como: canoagem, caminhadas, cavalgadas, ciclismo etc. Cada especialidade encontra muita estrutura e informações.

Sem sombra de dúvida, esta foi uma viagem ecológica deslumbrante e inesquecível. Vimos lugares impressionantemente belos e animais raros e ameaçados, sem contar o prazer de estar em contato direto com a natureza em si e de percorre a estrada-parque mais bonita do mundo e se hospedar próximo ao Lake Louise, o lago mais bonito do mundo. Fomos por uns dias uns privilegiados, reconhecemos.

Lugar para voltar, e não apenas mais uma vez…

por Antonio Silveira

Para mais informações:  http://www.pc.gc.ca/

Parque Nacional de Banff
Lake Louise – Parque Nacional de Banff
Icefields Parkway – PN de Banff / PN de Jasper
Parque Nacional de Jasper
Parque Nacional de Yoho
Fauna
Vídeo em breve.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21