Águas Pluviais

Em vista da degradação dos recursos hídricos e a conseqüente escassez da água em praticamente todo o mundo, torna-se importante o seu racionamento e gerenciamento eficaz, e uma das formas de se obter água é justamente o aproveitamento da água de chuva, ou seja, águas pluviais.
A água de chuva pode ser aproveitada para uso doméstico, industrial e agrícola, entre outros, e estando em franco crescimento este tipo de utilização.
O primeiro passo é armazenar água de chuva mediante sistema de captação, utilizando calhas nos telhados, levando-a para um filtro para retirada de impurezas maiores como galhos e folhas, em seguida armazená-la em um cisterna.
Sabe-se que em alguns países já há um grande número de residências e empresas que promovem a utilização das águas pluviais, chegando na Alemanha em cerca de 10% delas (Instituto Brasil PNUMA, Bol. 55, ago/set/ 2000).
Podemos citar algumas vantagens da utilização das águas pluviais, como, por exemplo, economia do usuário, diminuição de enchentes e diminuição da escassez. Já entre as utilizações principais estão: serviços de empresas em geral, irrigação de jardins e hortas, uso no vaso sanitário e lavagem de veículos e/ ou máquinas agrícolas.
O franco desenvolvimento da captação e utilização das águas pluviais já possibilitou inclusive a criação da Associação Brasileira de Manejo e Captação da Água de Chuva (www.abcmac.com.br), que reúne equipamentos, instrumentos e serviços sobre o assunto.
Portanto, o uso racional dos recursos hídricos com procedimentos como reutilização ou reuso da água, assim como a captação das águas pluviais é importantíssimo e representa um importante caminho para evitar o caos hídrico que se anuncia.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21