Água de Lastro

Um dos temas que começa a preocupar as autoridades sanitárias ambientais em várias partes do mundo é o potencial de contaminação ambiental que pode ser causada pelo despejo da água de lastro.
Água de lastro é aquela que os cargueiros utilizam em seus tanques para que tenham mais estabilidade quando estão se deslocando vazios. Estas águas são coletadas em estuários e portos em várias partes do mundo e descarregadas em seu destino quando o navio vai ser carregado de mercadoria.
Como não controles efetivos internacionais sobre o tema, existe perigo de se transportar por meio da água de lastro doenças epidêmicas e/ou produtos tóxicos.
A situação começou a chamar a atenção e se agravou devido a crescente comercialização internacional, fruto da globalização.
Segundo sabe-se, o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente estão realizando estudos sobre o tema e a Organização Marítima Internacional (IMO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estão coordenando estudos sobre a temática em nível mundial, segundo publicado na imprensa (A Tribuna, Santos, 12/07/2001).
O tema é importantíssimo, pois se não houver um controle científico eficiente, as cidades marítimas brasileiras, assim como outras no mundo, estarão sujeitas a receber dejetos poluentes e mesmo agentes de doenças epidêmicas, o que poderá se alastrar pelo restante do país, de sorte que os estudos no sentido de resolver a questão sanitária e ambiental da água de lastro deve receber a atenção dos órgãos públicos e da sociedade.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21