Sertão de Peruibe-SP

 

 

 

 

 

 

 

No dia de 19 de março de 2011, das 8:30 às 12:00 horas, fizemos (Antonio Silveira, Bruno Lima e Janaina Moraes) uma visita técnica de reconhecimento ornitológico-ambiental, na região rural de Peruíbe,SP, que se situa no litoral sul do Estado de São Paulo, conhecida como “sertões de Peruíbe”, ou Bairro do Bananal, para obter informações e dados para eventual futuro levantamento da avifauna local.

Trata-se da região que vai da rodovia Manuel da Nobrega até o sopé da Serra do Mar, composta no início de alagados com vários caixetais (Tabebuia cassinoides), e florestas em recomposição, vegetação que se modifica ao se aproximar do sopé da serra, por floresta atlântica mais densa, com grandes árvores. Encontram-se aí “os fundões” das áreas dos núcleos Itarirú e Pedro de Toledo, do Parque Estadual da Serra do Mar, mas que estão apenas referidos em placas, dificultando visualizar suas divisões e saber em qual núcleo estávamos exatamente. Até os moradores se confundiam ao tentar explicar.

Trafegamos com veículo 4×4 por toda a extensão da estrada Armando Cunha, que se inicia no trevo da cidade de Peruíbe, na rodovia Manoel da Nóbrega e vai até o “pé da Serra do Mar”, percorrendo cerca de 20 km. Trata-se de estrada de terra que “corta” o sertão de difícil acesso principalmente em seus últimos três quilômetros, e que passa sobre riachos e é o principal acesso à região. No início vê-se grande pressão urbana.

Espécies interessantes de aves foram observadas como a Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) e o Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vittelinus), espécies abundantes, entre outras. Avistamos o Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus), pousado na ponta de um tronco seco de uma árvore enorme morta na parte final da estrada, já dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar.

Apesar do pouco tempo de observações percebe-se que a área é interessante, pois além da beleza cênica apresenta um bom potencial ornitológico, o que nos incentiva a voltar.

Coordenada geográfica de referência: 24º11’04.15”S/47º00’11.32”O.

 

por Antonio Silveira

 

 

 

 

 

 

 

 

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21