Inclusão Digital

Dia da Inclusão Digital: 29 de março

Introdução

Em vista do crescente e rápido desenvolvimento tecnológico, notadamente no que concerne à comunicação, com a criação da rede de computadores (internet), o mundo passou a depender muito da rapidez da informação em todos os setores de atividade, inclusive em relação à participação de ativistas.

Em contrapartida, apesar disso, há ainda uma grande exclusão a este novo meio de comunicação, bastando observar que segundo a Nua Internet Surveys, dos 605,6 milhões de conectados na internet, o Canadá, EUA, Europa, Ásia e Pacífico representam 560 milhões, mostrando que o acesso à internet ainda está limitado em grande escala a alguns países, em detrimento da grande maioria.

Todavia, ante a importância desse tipo de comunicação, já há movimentos no direcionamento do aumento do acesso à informação, bem como para democratizá-la, como por exemplo o Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da escola do Futuro, da USP- Cidec, no Estado de São Paulo, fornecendo a possibilidade de maior participação de todos nas questões importantes, como política, economia, meio ambiente etc, fomentando a inclusão digital.

Porém, para que isso ocorra é necessário, entre outros:

- aumentar a rede de computadores, principalmente nas escolas públicas;

- aumentar o acesso geral gratuito à rede;

- estimular a criação de bibliotecas virtuais;

- melhorar a infra-estrutura das telecomunicações;

- privatizar os serviços públicos, propiciando a salutar concorrência;

- criar programas federais, estaduais e municipais de divulgação via net da informação;

- criar fundos públicos para a net educacional;

- desenvolver programas comunitários de acesso a computadores;

- propiciar condições para facilitar a participação de deficientes, observando-se as condições específicas de cada tipo de limitação.

Assim, é necessário estarmos atentos ao tema, mesmo porque o acesso à informação, em especial a ambiental é importante para o desenvolvimento de programas e projetos de preservação do meio ambiente, no qual o homem incluído.

 

Informação

Segundo o “Mapa da Exclusão Digital”, divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 10.04.03, constata-se: que apenas 8,31 % dos brasileiros estão conectados à Internet e que os 5 primeiros Estados com maior número de internautas são: 1º São Paulo, 2º Paraná, 3º Rio de Janeiro, 4º Rio Grande do Sul e 5º Distrito Federal. Já o Maranhão é o  Estado com o maior índice de exclusão digital.

Sites sobre o tema:

http://www.cdi.org.br

- http://www.meninosdomorumbi.org.br/entrada.php

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos