INFORMAÇÕES

No dia 10 de novembro de 2001 o Programa Ambiental: A Última Arca de Noé organizou a pedido da Dra. Patrícia Castilho Rodrigues, professora do curso aberto de Direito Ambiental do Senac-SP uma visita técnica ao Parque Estadual da Cantareira, núcleo Pedra Grande. O grupo, formado por 17 pessoas, fez uma caminhada até a Pedra Grande onde foi feita uma exposição pela diretora do Parque Kátia Massey e o pesquisador do Instituto IEF- Alcebíades Custódio Filho, este colaborador do Programa Ambiental. As questões referentes à unidade de conservação foram discuitidas por todos, havendo uma excelente interação. Antônio Silveira colaborou também dando esclarecimentos sobre a avifauna local.
Integraram o grupo, entre outros: Alcebíades Custódio Filho (biólogo-pesquisador); Ana Paula Caribé Marcondes Zucon (advogada); Antônio Silveira (juiz de direito e ambientalista); Eduardo Corrêa (publicitário); Francisco de Assis Ramos Contente (administrador de empresas}; Gustavo R. dos Santos (advogado); Juliana Prada Cajado (bióloga); Kátia Mari Ishimine Miaciro (educadora em Saúde Pública); Marcos Nogueira (advogado); Patrícia Castilho Rodrigues (advogada); Patrícia Trindade do Val (advogada); Sílvia Raquel Santana (engenheira agrônoma).

MAIS PROTEÇÃO PARA A PRAIA DE JERICOACOARA (CE)


A Praia de Jericoacoara, no Ceará,  é desde 1984 Área de Proteção Ambiental. Apesar dessa classificação, a sua proteção não acontece a contento. Para evitar maior destruição ambiental, o Ibama juntamente com o governo cearense e a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara firmaram um acordo para transformar a região em Parque Nacional. A assinatura do convênio será em novembro.
Atualmente, a Praia não recebe benefícios conservacionistas como programas de educação ambiental, além da falta de fiscalização por parte do Ibama e governos estadual e municipal. Quando for declarada Parque Nacional, a área ganhará impulso sócio-econômico e ambiental.

RPPN DE CARATINGA PODE SALVAR O MURIQUI

Recentemente foi instituída mais uma unidade de preservação no  sistema brasileiro de Unidades de Conservação: trata-se da RPPN- Reserva Particular do Patrimônio Natural- de Caratinga, em Minas Gerais. Trata-se de uma importante área de 957 ha de Mata Atlântica onde vivem ainda o muriqui (Branchyteles arachnoides), o maior primata das Américas e que está ameaçado de extinção. Neste local sua população é de cerca de 150 indivíduos. A iniciativa é importante e deve ser divulgada.

CRESCIMENTO DAS RPPNs

Segundo o IBAMA até o final de 2001, constam  345 RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural)federais . Estão protegidos 412.739,58 hectares dos biomas Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Manguezal, Restinga, Campos de Altitude, Campos do Sul, Mata Araucária, e Região dos Pinheirais.

Foto: A. Silveira PROGRAMA VISITA A PRIMEIRA RPPN URBANA DO BRASIL

No último dia 01.7.00, a convite da Gradual Participações Ltda proprietária da RPPN Morro do Curussu Mirim, em Ubatuba-SP, e com a colaboração  logística de um helicóptero da Vaticano Taxi Aéreo, foi realizada pelo Programa Ambiental: A Última Arca de Noé através de seu criador Antonio Silveira, uma visita de reconhecimento à citada reserva particular. Foto: Divulgação
Consta do dossiê do projeto, o Morro do Curussu Mirim é a primeira RPPN–Reserva Particular do Patrimônio Natural urbana do Brasil (Portaria 87, de 15.10.99, pelo IBAMA).
Além da diversidade da flora e da avifauna, a reserva que tem 228.700 m2 guarda excepcional beleza cênica, bem como fatores históricos relevantes, pois consta que alí ficava a principal aldeia de Cunhambebe durante a Confederação dos Tamoios, onde os padres José Anchieta e Manoel da Nóbrega ficaram presos,  o que o coloca também como patrimônio cultural.
Foram feitos sobrevôos na área para filmagens e fotos.
Confiram algumas fotos do local.

Deixe o cursor sobre as  fotos e veja legenda.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21