Divisão por habitat

Em vista do habitat em que são encontrados, as espécies de quelônios podem ser divididas popularmente em três grandes grupos:

– as terrestres, conhecidas como jabotis;

– as de água doce, conhecidas como cágados;

– e as marinhas, conhecidas como tartarugas marinhas.

Mas, normalmente e independentemente de serem marinhas, aquáticas ou terrestres estes animais são conhecidos popularmente apenas como tartarugas.

Tartarugas terrestres:

As tartarugas terrestres, vulgarmente conhecidas como jabutis, vivem exclusivamente na terra, vagando normalmente por áreas abertas como campos, cerrados ou savanas.

São animais lentos que se defendem escondendo-se dentro de sua carapaça, que tem o formato arredondado. Exemplo Geochelone carbonaria que vive no cerrado principalmente,  o jabuti-tinga (Geochelone denticulata).

 

Tartarugas de água doce:

As tartarugas de água doce são conhecidas vulgarmente como cágados, sendo que muitas espécie têm o formato da cabeça de maneira que se recolhe lateralmente como “canivete”.

Dentre as mais conhecidas tartarugas de água que ocorrem no Brasil estão: a tracajá (Podocnemis unifilis), conhecida em inglês com Yellow Spotted Sidenecked, e a tracajá-do-rio-negro (Podocnemis erythrocephala), em inglês chamada Red-headed Amazon Sidenecked Turtle, Cágado-de-barbela (Phrynops hilarii), a tigre-d’água (Trachemys dorbignyi) em inglês Orbigny’s Brazilian Slides.

Tartarugas marinhas

As tartarugas marinhas vivem em todos os mares subtopicais e tropicais do globo. São sete as espécies conhecidas, que variam de tamanho, sendo que a tartaruga-de-couro pode chegar a cerca de 650 kg, constituindo-se em um impressionante animal; são elas:

- Caretta caretta (cabeçuda;  longgerhead turtle);

Distribui-se pelas regiões subtropicais e temperadas em todo o mundo.

- Chelonia mydas (tartaruga-verde; green sea turtle);

É encontrada em águas tropicais de todo o mundo.

- Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro; leatherback turtle);

Encontrada em todos os mares do mundo. Hábitos pelágicos.

- Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente; hawksbill turtle);

Distribui-se em todos os oceanos do mundo.

– Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva; olive ridley turtle);

Habita os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

- Lepidochelys kempii (tartaruga-de-Kemp; Kemp’s ridley turtle);

Distribuição restrita ao Golfo do México.

- Natator depressus (tartaruga-de-casco-achatado; flatback turtle).

Distribuição restrita ao continente australiano.

 

Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, as cinco primeiras acima relacionadas podem ser encontradas nas águas do território brasileiro, porém, todas as espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção e constam do livro vermelho da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional para a Conservação da Natureza).

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21