Conclusão

Podemos concluir que a biodiversidade representa um patrimônio imensurável e que a bioprospecção como forma e processo de conhecimento e exploração da vida  no nosso planeta Terra é  importantíssima e se caracteriza como um dos acontecimentos sócio-científico-econômico mais evoluídos e essenciais dos últimos séculos. Além disso, poderá trazer inúmeras vantagens como, por exemplo: propiciar o conhecimento da biodiversidade e seu potencial; fornecer substâncias importantes ao homem; favorecer o crescimento econômico; tornar-se um fator gerador de  empregos;  proporcionar fundo para a conservação; gerar impostos;  melhorar o nível científico do país e também o nível de vida no planeta com a utilização correta dos recursos naturais.
Portanto, devemos nos esforçar para que esta nova forma de utilização dos bens naturais percorra o caminho correto, sob pena de se tornar um caminho sem volta com drásticas conseqüências para todos os seres vivos e principalmente para o ser humano, o qual depende primordialmente da diversidade de vidas para sobreviver.
Nos caminhos do desenvolvimento sustentável preconizado principalmente após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, como a mais evoluída forma de utilização dos recursos da terra para o desenvolvimento humano, a bioprospecção passou a ser fundamental ante a sua ampla esfera de atuação, como demonstrado.
Ademais, não podemos esquecer que a  biodiversidade que é a causa e alicerça a bioprospecção não forma um recurso sem dono, ao contrário pertence ao país onde existe e é de uso comum do povo, sendo assim considerado como um bem de caráter difuso, isto é de cada um e conseqüentemente de todos, de forma que deve ser defendido por todos, principalmente através da ação civil pública.
Caso não consigamos explorar nossos recursos naturais, quer renováveis ou não, de forma sustentável, em breve estará exaurido todo o potencial utilizável da Terra, o que comprometerá o futuro da vida.
Como sabiamente escrito por WILSON (Diversidade de vida. Editora Companhia das Letras.p359. 1994.) “só será possível salvar a diversidade biológica através de uma hábil mistura de ciência, investimento de capital e política governamentais… “ . Ao que acrescentamos os aspectos jurídicos, como dito. Entretanto, para que isto aconteça é primordial a participação de todos no processo de conhecimento e exploração de nossa esplêndida biodiversidade.

Temas Gerais

Temas Gerais Variados

Biblioteca

  • Atividades
  • Expediente
  • Mais de 20 anos de existência
  • Parceria / Apoio
  • Registros por espécie/Records by species
  • Sons da Natureza/Sounds of Nature
  • Videos

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/storage/5/7c/30/aultimaarcadenoe/public_html/wp-content/plugins/wp-dynamic-meta-keyword-and-description-for-wordpress/wp-dynamic-meta-keyword-description.php on line 21